Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2008 - 11:27

Importação de carne brasileira foi suspensa pela União Européia

Adriano Bronzatto, coordenador do Grupo de Trabalho da Carne (GT Carne), da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), comenta a decisão da União Européia de suspender a importação de carne brasileira.

A União Européia informou no dia 30 de janeiro (quarta-feira) que está suspensa, indefinidamente, a importação de carne bovina brasileira. A decisão foi tomada após autoridades européias e brasileiras não conseguirem chegar a um acordo sobre o número de fazendas que poderiam receber certificação para vender o produto ao bloco. A lista deveria conter a indicação de 300 propriedades (3% das 10 mil registradas no passado), no entanto, o Ministério da Agricultura brasileiro apresentou uma lista com cerca de 2.600 fazendas.

O Brasil exporta 515 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 22% do consumo de todo o bloco, representando divisas de US$ 1,3 bilhão. Para Adriano Bronzatto, assessor de Soluções de Negócios da GS1 Brasil e coordenador do Grupo de Trabalho da Carne (GT Carne), “mais do que garantir o ingresso no importante mercado europeu, o Brasil precisa agregar à inegável qualidade e competitividade de sua carne bovina, padrões inquestionáveis de controle sanitário e rastreabilidade.

O especialista destaca, ainda, que para responder rapidamente a essas exigências e ampliar o número de fazendas autorizadas à exportação, será necessário que todos os participantes da cadeia produtiva — pecuaristas, certificadoras, transportadores, frigoríficos, varejo e governo — trabalhem em conjunto. “O uso da tecnologia da informação e a automação de processos são ferramentas fundamentais para garantir a confiabilidade do sistema brasileiro de rastreabilidade. Esta é a receita de sucesso utilizada na Europa, que pode e deve ser aprimorada no Brasil”, conclui.

GS1 Brasil - A GS1 Brasil é uma associação multissetorial sem fins lucrativos, cuja missão é implementar e disseminar globalmente padrões para a melhoria das cadeias de suprimentos, colaborando, assim, para o processo de automação, desde a matéria-prima até o consumidor final. Também é o órgão oficial para o EPC no Brasil e em âmbito internacional é filiada à EPCglobal Inc – organismo responsável pelos trabalhos com o Código Eletrônico de Produtos (EPC). A associação está presente no Brasil desde 1983, e ao longo desse período tem apoiado diversos setores na adoção de sistemas eficientes de rastreabilidade. | Site: www.gs1brasil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira