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19/05/2015 - 09:21

Artigos de luxo conquistam espaço no setor moveleiro


Boletim do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae auxilia empreendedores a enteder o perfil destes consumidores e oferecer serviços diferenciados.

O setor de móveis e decoração de luxo movimenta cerca de R$ 7 bilhões por ano no Brasil, aproximadamente 26% do total faturado em 2014 no mercado de luxo nacional. Interessadas nessa fatia crescente do mercado, as empresas moveleiras têm investido na fabricação de itens exclusivos, sofisticados e de alto padrão, como mostra o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC no Boletim de tendências Móveis de luxo – Oportunidade para o setor moveleiro. O material apresenta um panorama deste mercado, além de características e oportunidades para os empreendedores.

Para ser considerado um objeto de luxo, a peça deve ter um design original, além de ser única ou oriunda de uma produção em pequena escala, garantindo um senso de exclusividade aos clientes. Os detalhes e a qualidade de acabamento artesanal também são características que definem um produto. Por fim, oferecer uma garantia estendida é outro sinal de confiabilidade da marca e que pode fidelizar o cliente.

A oferta de serviços especializados, além do produto em si, é outro fator que influencia na aquisição de artigos de luxo. Este consumidor quer receber atenção especial— com atendimento personalizado, assessoria em design de interiores – e ter uma experiência com o produto. A criação de showrooms, catálogos de móveis e a assinatura de um designer fazem a diferença para qualquer marca, assim como o emprego correto e inteligente de tecnologia na produção e na divulgação dos produtos.

Perfil do consumidor —Os consumidores de móveis de luxo são classificados em três perfis. Os antenados são os formadores de opinião, acompanham as tendências e os meios de comunicação. Em comparação aos outros perfis, têm maior propensão a fazer compras por impulso. Enquanto que os recompensadores são pessoas que costumam comprar para si ou para presentear. Geralmente valorizam o marketing e costumam lembrar-se da marca. Por último, os exigentes: sabem o que querem e pesquisam detalhadamente antes de efetuar a compra, valorizando muito a qualidade.

Showroom para móveis de luxo—Destinado à exibição dos produtos aos clientes, revendedores e distribuidores, o showroom é a referência visual do que está sendo vendido. Pode ser feito na própria loja ou em eventos. Este tipo de espaço permite que mais de uma marca figure no mesmo ambiente, o que é visualmente instigante e possibilita ao cliente uma visão diferente sobre os móveis e o ambiente proposto. Além de tudo, é um território neutro que otimiza o tempo nas vendas, pois permite o atendimento de várias pessoas simultaneamente.

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