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31/01/2008 - 11:40

Aliança Renault-Nissan registra vendas recordes de 6,16 milhões de veículos em 2007

As vendas totais da Renault e da Nissan atingiram o patamar de 6.160.046 veículos em 2007. Este volume, recorde de vendas anuais da Aliança Renault-Nissan, representou um crescimento no período de 4,2%. A participação de mercado mundial fechou 2007 em 9,1%.

A Renault e a Nissan comercializaram, respectivamente, um total de 2.484.472 e de 3.675.574 unidades. Em 2007, as vendas da Renault cresceram 2,1%, enquanto as da Nissan se elevaram em 5,7%.

As principais regiões de crescimento para a Aliança foram a Rússia (+49,9%), América Latina e América do Sul (+12,6%), China (+25,6%) e Oriente Médio e África (+16,2%).

Renault confirma seu compromisso com o crescimento - A Renault vendeu 2.134.484 veículos da marca Renault (+0,9%), 119.824 da marca Renault Samsung Motors (-1,5%) e 230.164 da marca Dacia (+17,2%). O Logan, comercializado pelas duas marcas Renault e Dacia, confirmou o seu sucesso: 367.745 unidades, um crescimento de mais de 48%.

A Renault continuou com o seu crescimento nos mercados internacionais com um aumento das vendas fora da Europa da ordem de 16,3% (861.330 veículos vendidos). As vendas nestes mercados representaram 35% das vendas totais.

O ano de 2007 marcou o início da ofensiva de produto da Renault, com o lançamento comercial do Logan Van, Novo Twingo, Novo Laguna (perua e sedã), QM5 e Sandero. A Renault prevê uma elevação das vendas de mais de 10% em 2008, sustentada pelo crescimento de cada uma das regiões em que as marcas atuam.

Novos modelos impulsionam o crescimento da Nissan - No ano calendário, a Nissan comercializou 3.675.574 unidades (sob as marcas Nissan e Infinity). Este volume, recorde, representou uma elevação de 5,7% em relação a 2006. Novos modelos foram lançados em 2007, como o coupé Altima, os veículos da família Livina e o crossover Rogue. As vendas mundiais de veículos Infinity atingiram 151.683 unidades, impulsionadas pelo sedã G35 e pelo coupé G37.

A Nissan registrou vendas superiores a 1 milhão de unidades pelo terceiro ano consecutivo em função de uma elevação de 4,8% nos Estados Unidos, principal mercado da marca. Em 2007, as vendas da Nissan foram impulsionadas pelos modelos Versa compacto e Altima, ambos Nissan, e pelo Infinity G35.

No Japão, as vendas totais da Nissan recuaram 6% e atingiram o volume de 720.973 unidades. Mesmo com a queda nos emplacamentos, a Nissan registrou crescimento de vendas e de participação de mercado no segmento de carros compactos, graças a novos modelos como o Nissan Pino.

Na Europa, as vendas anuais registraram leve crescimento. A forte demanda na Rússia, que acumulou crescimento de 59,6% em relação a 2006, e o sucesso do Qashqai compensaram as condições difíceis dos mercados maduros.

Nos demais mercados mundiais, as vendas da Nissan tiveram elevação de 8% e atingiram o volume de 1.024.683 unidades. Na China, em 2007, as vendas aumentaram 25%, sustentadas pelo sucesso do Tiida e pelos novos modelos como Grand Livina e Livina. A Infinity e a Divisão de Veículos Utilitários da Nissan continuaram a se desenvolver em mercados como a Coréia do Sul, China e Conselho de Cooperação do Golfo (Bahrain, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos).

Criação de valor para os dois parceiros - A Aliança Renault-Nissan progrediu em todas as frentes em 2007, criando novas oportunidades de crescimento futuro. Em matéria de desenvolvimento de produtos e engenharia, Nissan está enriquecendo a sua gama graças à plataforma Logan, da Renault. Por sua vez, a Renault aproveita a expertise reconhecida da Nissan no segmento de 4x4.

Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e demais poluentes dos veículos, a Aliança Renault-Nissan e o Projeto “Better Place” estão desenvolvendo meios para o lançamento de um veículo elétrico no mercado israelense em 2011.

A Aliança permite aos dois parceiros o crescimento nos mercados emergentes. Prova disso são os significativos investimentos: na China com a Nissan e a Dongfeng, na Índia com a Renault e a Mahindra & Mahindra, e na Rússia com a Renault e a Avtoframos.

Na região de Tanger, no Marrocos, a Aliança Renault-Nissan e o governo do Marrocos irão desenvolver um dos maiores complexos industriais para produção de veículos da região do Mediterrâneo, com uma capacidade de 400 mil veículos por ano.

Em Chennai, na Índia, a Renault e a Nissan anunciaram o projeto de construir, no Estado de Tamil Nadu, um dos maiores parques de produção automotiva da Índia, com uma capacidade prevista de 400 mil unidades por ano.

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