Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2015 - 08:33

muBA e IAC abrem exposição “Judith Lauand: os anos 50 e a construção da geometria”

Mostra será apresentada, simultaneamente, no MuBA e no IAC, com cerca de 100 obras produzidas pela dama do concretismo na década de 1950, pertencentes a coleções particulares e institucionais.

O Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) apresenta obras da artista plástica concretista paulista Judith Lauand. A Mostra “Judith Lauand: Os anos 50 e a Construção da Geometria” ocupará instalações do MuBA e também do IAC (Instituto de Arte Contemporânea) até o dia 25 de julho.

A mostra vai apresentar uma centena de obras da artista produzidas entre 1950 e 1959, período fundamental na construção da carreira e da vida de Lauand.

A mostra, com curadoria de Celso Fioravante, reúne cerca de 100 obras pertencentes a 22 coleções particulares e institucionais de São Paulo e do Rio de Janeiro. São pinturas, desenhos, guaches, tapeçarias, xilogravuras, matrizes de xilogravuras e estudos em papéis diversos, além de fotografias, cadernos de anotações, catálogos e documentação variada.

“Trata-se de um conjunto que se propõe não apenas a apresentar sua produção concretista, mas mostrar as transformações estilísticas pelas quais sua obra passou ao longo da década e também revelar seu processo de criação”, explica Fiovarante.

Neste curto período de dez anos, Judith Lauand conseguiu se destacar em um universo absolutamente masculino e dedicou-se plenamente à produção artística. A exposição proporciona a possibilidade de conhecer seus métodos de estudo e produção artística, bem como observar como se deu sua passagem pela pintura acadêmica, figurativo expressionista, abstrata lírica e, por fim, concretista, com a qual se consagrou.

IAC (Instituto de Arte Contemporânea), até 25 de julho de 2015, de segunda a sexta-feira, das 10h das 18h; sábado, das 10h das 16h , Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, 1º andar, Vila Mariana, São Paulo(SP. Entrada gratuita.[www.iacbrasil.org.br] Telefone (11) 3255-2009.

muBA | Museu Belas Artes de São Paulo, até 25 de julho de 2015, de segunda a sexta-feira, das 10h das 18h; sábado, das 10h das 16h , Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, 1º andar, Vila Mariana, São Paulo (SP. Entrada gratuita. [www.belasartes.br | www.muba.com.br] Telefone (11) 5576-7300.

muBA—Organizado em 2007 o Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) é vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo pela mesma mantenedora, a Febasp Associação Civil. Tem por objetivos documentar o desenvolvimento das Artes, da Comunicação, da Arquitetura e do Design mediante a organização de mostras e manutenção permanente de exposição relacionadas à arte contemporânea e àquelas de caráter histórico e, também, às atividades culturais viabilizando o contato do público com a arte, além de organizar, conservar e expor os elementos tradicionais relativos à memória da instituição.

Concebido também como museu universitário, o muBA encontra na pesquisa um de seus grandes compromissos, envolvendo alunos, professores e pesquisadores e se reafirma como difusor de produção cultural, acadêmica e científica.

IAC —A arte contemporânea brasileira tem nas expressões geométrica e construtivista seus mais importantes artistas.

Internacionalmente reconhecidos, Amilcar de Castro, Sérvulo Esmeraldo, Sergio Camargo e Willys de Castro integram este grupo. O IAC é uma entidade cultural sem fins lucrativos, fundada com os objetivos de perpetuar a produção destes artistas e valorizar este relevante conjunto para a arte contemporânea.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira