Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2008 - 09:48

Feira Internacional do Turismo é aberta em Madri


MTur participa do evento com estande que apresenta atrações da cultura e destinos turísticos brasileiros.

Madri - A Feira Internacional do Turismo (Fitur 2008) foi aberta no dia 30 de janeiro. A cerimônia foi presidida pelo rei Juan Carlos I, ao lado da rainha Sophia, e teve a participação da ministra do Turismo, Marta Suplicy. Antes de seu discurso solene, o rei cumprimentou ministros e autoridades de Turismo, entre eles, a ministra brasileira. Nas suas palavras ao público, Juan Carlos deu boas-vindas ao secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Francesco Frangialli, e aos ministros e autoridades representantes de estados - em especial aos de Butão, Madagascar, São Tomé e Príncipe e Groenlândia, que pela primeira vez participam da Fitur.

"A Fitur é importante porque, ao longo de três décadas, tem tido a habilidade de interpretar o setor, entender e antecipar suas mudanças e agir na vanguarda", disse o rei, em seu discurso. "A Fitur também mostra o destacado papel que a indústria do turismo tem para a economia da Espanha. Um papel que pode servir de referência para outros países, regiões e cidades, que buscam, na potencialização do setor, uma fonte de riqueza, para a promoção e crescimento econômico e o bem-estar de suas populações".

O rei também comentou que vê com satisfação o notável desenvolvimento da indústria turística em outras localidades, como nos estados ibero-americanos. E lembrou que a feira está, neste ano, acolhendo 250 mil participantes, numa exposição de 100 mil m2.

Juan Carlos I destacou ainda que o setor também apresenta um crescimento qualitativo, correspondendo ao compromisso da indústria turística com o cumprimento da agenda dos objetivos do milênio - compromisso de compartilhado com a sustentabilidade do planeta, aprovado pela Organização das Nações Unidas em setembro de 2000, em conjunto com 192 países membros (incluindo o Brasil).

"O turismo é um grande propulsor do entendimento entre os povos e um instrumento no combate à pobreza, para melhoria das condições de vida dos cidadãos. Não se pode esquecer ainda da contribuição para a preservação do meio ambiente, a proteção do patrimônio histórico e a promoção da cultura e do esporte, que são elementos que despertam as melhores virtudes do ser humano", afirmou o monarca.

Na ocasião, Marta Suplicy, que esteve presente no estande da Embratur na feira, comentou que os números do Turismo na Espanha são animadores e a fazem perceber que o Brasil trilha o caminho certo, ao ter optado por valorizar o setor: "Na Espanha, o Turismo é responsável por 11% do Produto Interno Bruto e absorve 12% da mão-de-obra. Os números demonstram a importância deste segmento econômico. Além disso, temos tudo o que é necessário para promover o Turismo do século XXI, com nossas belezas naturais e a busca, cada vez maior, pela proteção do meio ambiente".

A Fitur - A feira acontece até 3 de fevereiro e conta com quatro sessões especializadas: Fitur Congressos (Salão de reuniões e viagens de incentivo), Fitur Ativo (Salão de turismo), Fitur Know-How (Salão do conhecimento turístico) e Fitur Residencial. Cerca de 250 mil pessoas são esperadas na feira, o que consolida o evento como uma importante plataforma para promoção e comercialização de destinos, produtos e serviços, marcas, conhecimento e tecnologia do setor. A Fitur 2008 registra um crescimento de 10% em relação a 2007. Mais de 13 mil empresas de 170 países/regiões irão expor seus produtos e serviços numa área líquida de 100 mil m2, em 12 pavilhões que acolherão 250 mil visitantes, dos quais 150 mil profissionais.

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) marca presença na Fitur com estande de 869m² e a participação de 69 cooperados, entre empresas aéreas, representantes do setor turístico de 14 estados e Distrito Federal.

No estande, foi reservado um espaço chamado Corredor das Artes do Brasil. Neste local, acontecem apresentações de música, dança, degustações da culinária brasileira e a divulgação do talento de nossos artesãos. A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil também será promovida e, para apoiar a divulgação do evento esportivo e convidar os espanhóis para visitar o Brasil, o estande receberá jogadores brasileiros de futebol, como o meio-campo Júlio Batista, que atua no Real Madrid. | Foto: Palácio Real de Madri | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira