Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2015 - 07:47

Como encarar de forma positiva a demissão do trabalho?

Ser demitido não é o fim do mundo. Lembre que você não é o primeiro e nem será o último a passar por essa experiência. Está certo, não há nada de agradável nisso. É difícil inclusive traduzir em palavras a real sensação de ser demitido e seguramente é um dos momentos mais difíceis que uma pessoa pode enfrentar. Certos psicólogos comparam seu impacto àqueles da perda de um ente querido ou de uma separação! Muitos de nós podemos entrar até em desespero pela perda da fonte financeira. Outros se revoltam com a “injustiça” e pensam até em vingança.

Infelizmente estamos vivendo um período de recessão no Brasil, uma crise financeira, social e principalmente trabalhista. E infelizmente também, a grande maioria das pessoas está sentindo na própria pele as consequências disso. Em um ambiente tão adverso, as empresas analisam as "linhas" de gastos mais pesadas de seu balanço e, em quase todos os casos, os valores relativos a despesas com folha de pagamento são os mais representativos.

Por isso, primeiramente saiba que o país atravessa um mal momento e você pode não ser o responsável por ter perdido o seu emprego. Se você foi “escolhido”, saiba que há dois caminhos a seguir em uma situação de demissão:

a) ficar magoado e sair pisando duro, arrumar as coisas e não se despedir de ninguém, virando a página bruscamente e deixando uma porta bem fechada atrás de você, ou

b) entender que encarar o momento com serenidade pode ajudá-lo a superar mais rápido e melhor, inclusive para encontrar outro trabalho.

A seguir confira algumas dicas importantes para manter a postura correta nesta hora difícil, e que, inclusive, podem lhe proporcionar pontos a favor na hora de deixar a empresa:. Ao receber a notícia de desligamento, respire fundo e não reaja com discussão ou brutalidade. O melhor a fazer é aceitar a situação e, se possível, sair para dar uma volta ou conversar reservadamente com alguém de sua confiança, para desabafar. Isso evita descarregar sua raiva no portador da notícia ou pior, no chefe ou colegas.

. Para não ficar deprimido, pense que pode ser o momento de colocar em prática novos projetos (sim, todos temos um na cabeça) ou para dar aquela turbinada na vida profissional. É um momento de repensar a vida. Vale a pena resgatar alguns sonhos que foram deixados de lado. Enfim, encare esse momento como o de Reveillon, com votos de um ano novo que está começando para você.

. Não se faça de vítima diante de seus colegas ou chefia. Esse comportamento não vai reverter a situação e ainda mostra uma fragilidade que agrega pontos negativos à sua imagem. Portanto, saia de cabeça erguida e com espírito positivo (ainda que você esteja se sentindo mal!)

. Agradeça às pessoas com quem trabalhou, diga o quanto aprendeu com elas (isso inclui seu chefe). Não é necessário sair de cara feia do ambiente de trabalho. Saiba que todos pensarão que isso pode acontecer com qualquer pessoa. Mostrar maturidade em um momento tão crítico é importante.

. Converse com seus familiares e busque apoio. Se for o caso, ligue para as pessoas que sempre te apoiaram e diga que precisa ouvir algumas palavras de motivação e incentivo. Não deixe a tristeza tomar conta, pois ela não vai te ajudar em nada.

. Respire e relaxe por dois ou três dias, ao menos. Não adianta sair ligando para as pessoas e enviar currículos para qualquer um. Nestes momentos, se você não tiver uma boa cabeça, pode acabar prejudicando ainda mais a sua carreira aceitando um trabalho que te fará infeliz.

Às vezes, por menos que possa parecer no momento, ser demitido poder ser uma das melhores coisas que podem acontecer na nossa vida, pois abre novas portas, faz conhecer novas pessoas e normalmente nos leva à uma recolocação profissional onde podemos nos sentir melhor que antes e até ganhar mais. Pense nisso e siga em frente!.

. Por: Alberto Roitman, advogado, graduado na Universidade Mackenzie, Roitman especializou-se em consultoria de mercado e atua em grandes empresas nacionais e internacionais, realizando consultoria para executivos, treinamentos e palestras de diversos temas ligados ao aperfeiçoamento profissional, planejamento e etiqueta empresarial.| br.linkedin.com/in/albertoroitman/pt .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira