Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2015 - 08:22

Você substituiria o absorvente pelo coletor menstrual?

Algumas mulheres estão adotando o coletor menstrual para encarar o ciclo menstrual. No Brasil, uma comunidade no Facebook já reúne 13 mil mulheres que são a favor desse método. Mas, será que ele é seguro para a saúde e higiene da mulher?

“Diferente do absorvente, o coletor menstrual é feito com um material flexível que deve ser encaixado na entrada da vagina. A mulher pode usá-lo no máximo até 12 horas, porem recomenda-se trocar a cada 6 horas. Depois ele deve ser retirado e lavado sem seguida”, explica a Ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Não há segredo para colocá-lo. “A mulher deve dobrar o coletor com os próprios dedos e inseri-lo na vagina. Ao notar que ele foi colocado por completo, ele vai abrir e você pode ouvir um estalo, o que significa que ele está no lugar correto”, diz a ginecologista.

Algumas mulheres ficam preocupadas em usar o coletor por achar que a menstruação tem odor. “A menstruação não tem cheiro, quando ela apresenta algum odor significa que a mulher está com problemas de infecção”, ressalta a Dra.Erica. Mulheres que acabaram de ser mãe não devem usá-los. Além disso, quem utiliza o DIU precisa ficar atenta para evitar que o dispositivo se desloque. “Algumas também podem desenvolver uma alergia ao material sendo indicado suspender o uso”, alerta a ginecologista.

O coletor menstrual não faz mal a saúde ou a higiene da mulher. Mas, se você decidir inovar e trocar o absorvente por este método é importante consultar o seu ginecologista para tirar as principais dúvidas sobre o seu uso. No Brasil, o produto tem custo em média de R$85 e R$155.

Tabus do copinho —Para entender melhor sobre as vantagens do coletor menstrual, a ginecologista e obstetra Erica Mantelli desvenda alguns mistérios.

Confira: o coletor menstrual deve ser higienizado com frequência? Sim, toda vez que você usá-lo é importante lavar com água fria e sabão neuro. A mulher também pode limpá-lo com água fervente. Quando devo esvaziar o coletor? É importante retirar o coletor no máximo até 12 horas. Mas, o momento de esvaziá-lo vai depender o fluxo menstrual de cada mulher. Se for intenso é recomendado trocar a cada seis horas. Eu corro risco de desenvolver a candidíase? A mulher precisa manter a higiene íntima em dia, principalmente se ela apresenta alguma predisposição a desenvolver candidíase.

Como eu vou saber que o tamanho e o modelo do coletor é o correto? No mercado, existem diversos modelos e tamanhos diferentes. É importante que você utilize o modelo mais adequado para você, caso seja maior ou menor, o coletor pode causar vazamentos e desconfortos.

Mulheres virgens podem usar o coletor? Não é recomendado. Quem ainda é virgem precisa consultar o seu ginecologista antes de usar, pois a mulher pode correr o risco de ter o hímen rompido se ele for usado de maneira inadequada.

Quem usa o coletor pode praticar atividade física? O coletor não impede de a mulher realizar atividades físicas. No caso de mulheres com fluxos intensos é recomendado esvaziar o coletor com maior frequência.

Posso dormir com o coletor? Sim. Não há problema em dormir com o coletor, só fique atenta se você já fez a troca para esvaziá-lo antes de dormir.

Perfil—Ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP). [www.ericamantelli.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira