Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2015 - 08:27

Cristo Redentor verde pelo diagnóstico precoce de Glaucoma

No dia 26 de maio (terça-feira) — Dia Nacional do Glaucoma, o Cristo Redentor receberá iluminação verde para alertar à sociedade sobre “o ladrão silencioso da visão”. A iniciativa é fruto da parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Portadores de Glaucoma (ABRAG), com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade da realização de exames médicos regulares, para um diagnóstico precoce, já que a doença, que é assintomática, pode levar à perda da visão.

A cerimônia, no alto do Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca, terá início às 17h, com uma missa em ação de graças pelas Campanhas de Prevenção, Educativas, de Apoio e de todo tipo de ajuda ao portador de glaucoma, seus familiares e amigos. Esse trabalho, que tem disseminado informações sobre a patologia e o seu tratamento, visa a melhoria da qualidade de vida e identifica formas inovadoras e eficazes de atuar em encontros de autoajuda, para demonstrar aos associados a importância de um comportamento saudável e responsável. Ao término da celebração eucarística, às 18h, o Monumento receberá a iluminação especial, produzida pela EmbraArte, com a cor que simboliza o Glaucoma.

— O Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível e a segunda causa de cegueira em todo o mundo. Cerca de 80 milhões de pessoas sofrem da enfermidade e, segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2020 esse número chegará a 160 milhões, se não houver campanhas de prevenção, adverte a presidente da ABRAG – Rio, Isis Penido.

O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, incentiva a realização de exames para um diagnóstico precoce:

— Parece cultural esse medo que muitas pessoas têm de realizar exames e descobrir doenças. Devemos confiar nossa saúde a Deus, mas nunca deixar de lado os recursos da medicina. A visão é um dom maravilhoso, que não podemos perder por falta de cuidado ou medo, lembrou.

Estima-se que, no Brasil, existam seis milhões de pessoas em tratamento e mais dois milhões que não sabem que são portadoras, pelo caráter insidioso e assintomático da doença. O glaucoma não tem cura, mas medicamentos ou cirurgia, tradicional ou a laser, podem estacionar ou desacelerar a perda de visão. Por isso, a detecção prematura é essencial para restringir a deficiência visual e prevenir seu progresso na direção de deficiências visuais graves ou cegueira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira