Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2015 - 08:47

Conferência de Posicionamento Dinâmico reúne especialistas de todo o Mundo no Rio de Janeiro

A2ª Conferência Brasileira de Posicionamento Dinâmico, a DPBrasil 2015, acontece nos dias 26 e 27 de maio (terça e quarta-feira), no Windsor Barra Hotel, Rio de janeiro, e reunirá especialistas de vários países para discutir e analisar as principais tendências no setor. O evento é uma realização da Fundação Homem do Mar (FHM) e do Centro de Simulação Aquaviária (CSA), com apoio institucional do Sindmar - Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante. A 1ª DP Brasil, realizada em 2013, foi pioneira no Hemisfério Sul e um marco para a navegação no país.

Serão dois dias intensos de palestras, debates e troca de experiências, com a apresentação de novos equipamentos e tecnologias em DP (sigla em inglês de Dynamic Positioning). Entre os temas estão mudanças na regulamentação (tanto para operadores como para operações), inovação e tecnologia a serviço do Posicionamento Dinâmico; gerenciamento de risco em operações DP, o fator humano em ambiente offshore e o ponto de vista do operador de DP: demandas e objetivos. Outros destasão os treinamentos e simulações em DP, responsáveis pela segurança dos profissionais, operações e embarcações.

Dentre os palestrantes estarão Peter Sierdsma, gerente de DP da Global Maritime; Tony Gjerde, consultor da Lloyds RegisterConsulting; Andy Goldsmith, assessor técnico naval da IMCA (International Marine ContractorsAssociation); Sue Wang, doutora em Engenharia Oceânica e principal autora do Guia do American BureauofShipping para sistemas de posicionamento dinâmico; Paul Walters, engenheiro elétrico-eletrônico e consultor também do American BureauofShipping (ABS); YannGiorgiutti, engenheiro offshore sênior da BureauVeritas; Rafael Pinedo, chefe de Posicionamento Dinâmico em águas profundas da DetNorskeVeritas (DNV-GL); Capitão Fabio Valério, instrutor de DP no Centro de Simulação Aquaviária do Sindmar (entidade a qual a Fundação Homem do Mar e o Centro de Simulação Aquaviária estão vinculados;) entre outros.

O sistema de DP compreende todos os equipamentos que, direta e indiretamente, afetam a capacidade de manutenção de posição em uma embarcação. O equipamento que proporciona confiabilidade do sistema, através da redundância, deve estar online ou imediatamente disponível, de tal forma que: uma falha inesperada de um item ou um ato inadvertido não provoque um desvio de posição inesperado; a transferência de controle ou de serviço entre equipamentos redundantes seja suave; e não ocorra atividade indesejada dos thrusters.

O sistema de DP abrange três áreas: energia, controle e referências. A energia pode ser subdividida em geração, distribuição e consumo (pelos sistemas de propulsão). O controle se refere ao sistema de gerenciamento de energia (automático ou manual) e ao sistema de controle de posição. As referências são essencialmente sensores que informam posição, dados ambientais e a atitude da embarcação.

O Posicionamento Dinâmico —Posicionamento Dinâmico é um sistema usado nas embarcações para operarem com mais precisão e segurança nas manobras efetuadas nas proximidades das Plataformas e FPSOs. É fundamental nas embarcações que operam nas áreas do offshore, como a Bacia de Campos, a Bacia de Santos e a zona do Pré-Sal.

Na DP Brasil serão discutidas as diversas alterações na legislação do setor, entre as quais destacamos as exigências para acreditação dos Centros de Treinamento que ministram os cursos de formação dos Operadores de Posicionamento, que passaram a requerer uma maior capacitação dos simuladores empregados nos cursos. Mario Calixto, coordenador geral do Centro de Simulação Aquaviária (CSA), onde os cursos de DP da Fundação Homem do Mar (FHM) são realizados, destaca que muitas das mudanças foram sugestões dos representantes da FHM nos fóruns internacionais organizados pelo Instituto Náutico de Londres.

Um debate sobre as mudanças está previsto para o workshop do Instituto Náutico de Londres, que acontecerá no segundo dia da DP Brasil e contará com a participação de duas integrantes da organização: Regina Bindão, atual siretora de Acreditação, e Jennifer Daintree, gerente de Certificação.

Dentre as diversas palestras importantes que serão efetuadas na DP Brasil destacamos a do Capitão Claudio Barbosa e do Capitão Fabio Valério, que falarão sobre a complexidade do uso do PRS (PositioningReference System), tecnologia essencial para Posicionamento Dinâmico operar com segurança. A partir de sua experiência, os comandantes irão comparar fabricantes, discutir protocolos e relatar os casos em que cada modalidade deverá ser usada, de acordo com a localização da embarcação, a conexão com satélite ou a falta dela.

Todos os participantes da DP Brasil poderão entender melhor a tecnologia pioneira usada nas áreas de Pré-Sal, durante a palestra do engenheiro da Petrobras Daniel Cruz sobre a realidade do setor offshore. [www.dpbrasil.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira