Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2015 - 08:53

Segmento de Mobilidade Urbana da Invepar cresce 6,2% de janeiro a abril de 2015

MetrôRio transportou 75,6 milhões de passageiros nos quatro primeiros meses do ano; em abril, aumento foi de 1,6% ante o mesmo mês de 2014. No segmento de Rodovias, o tráfego de Veículos Equivalentes Pagantes (VEPs) decresceu 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Invepar registrou, de janeiro a abril de 2015, crescimento de 6,2% no segmento de Mobilidade Urbana, com 75,6 milhões de passageiros transportados pelo MetrôRio, em relação ao mesmo período do ano passado. O número de passageiros pagantes chegou a 68,7 milhões, aumento de 6,0%. Em abril, o MetrôRio transportou 18,1 milhões de passageiros, aumento de 1,6% em comparação ao mesmo mês de 2014. O crescimento está relacionado, principalmente, às intervenções viárias no centro da cidade do Rio de Janeiro, às obras do VLT na Avenida Rio Branco e ao remanejamento de algumas linhas de ônibus. Os três feriados ocorridos em abril (Semana Santa, Tiradentes e São Jorge) provocaram impacto no resultado operacional.

No segmento de Rodovias, houve redução de 0,4% no tráfego de Veículos Equivalentes Pagantes (VEP) no acumulado do ano, se comparado ao mesmo período de 2014, atingindo um total de 78,8 milhões de VEPs. Em abril, houve movimento de 19,4 milhões de VEPs, variação negativa de 0,7% ante o mesmo mês do ano anterior. A redução foi provocada pelo menor movimento de veículos leves (-0,8%) – em função de dois feriados nacionais e um municipal (no Rio de Janeiro) – e de veículos pesados (-0,5%), relacionado aos feriados e à desaceleração econômica.

Já no segmento de Aeroportos, a Invepar registrou, nos quatro primeiros meses de 2015, movimento de aproximadamente 13 milhões de passageiros em GRU Airport, crescimento de 0,7% em relação ao mesmo período de 2014. Em abril, o movimento foi de 3,1 milhões de passageiros, retração de 3,0% ante o mesmo mês do ano passado. A variação acompanhou a redução de 4,7% do número de voos, para 23,4 mil. Ao todo, foram transportados, em abril, cerca de 2 milhões de passageiros em voos nacionais e 1 milhão em internacionais.

A movimentação de cargas sofreu redução de 7,5% entre janeiro e abril de 2015, em relação ao mesmo período de 2014. Em abril, houve retração de 18,2%, em decorrência, principalmente, da queda da atividade econômica do país, da variação cambial no período e da migração de parte da carga de uma das companhias aéreas que operam no aeroporto (sem impacto relevante no resultado financeiro da Invepar), que deixou de ser movimentada no Terminal de Cargas (TECA) e foi transferida para um novo galpão próprio dessa companhia, localizado dentro de GRU Airport.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira