Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2015 - 09:40

Empresas organizadas, maior geração de emprego

Há quem ainda veja o papel do contador apenas como um profissional que faça declaração de imposto de renda, ou que entregue as demais declarações necessárias ao longo do ano. Infelizmente, esse é um erro muito comum, mas que, aos poucos, está mudando.

Hoje, as empresas estão com outra percepção em relação a este profissional, ou departamento, que passou a assumir um lado estratégico das corporações até para que tenham vantagem competitiva. Afinal, trata-se de uma classe especializada em coordenação, planejamento e controles, e nenhuma instituição prospera quando todos esses itens não estão alinhados.

As constantes mudanças na economia mundial, e principalmente no Brasil, fizeram com que a atuação do profissional contábil passasse a ser essencial para análises de cenários, traçando indicativos para retrair investimentos, ou não, ou ter que ajustar equipes para que a empresa possa continuar ativa e oferecendo empregabilidade.

Com base no balanço e demonstrações financeiras realizada pelo contador, é possível conter melhor os custos, adaptar processos, analisar riscos para que os gestores possam avaliar com segurança quais os próximos passos a serem dados na corporação promovendo também a constante troca de informação e interação com acionistas, colaboradores e diretores.

O relacionamento entre gestão e contabilidade, interna ou externa, deve ser de confiança, ética e transparência. O fluxo de informação entre ambas deve ser objeto de planejamento, execução adequada e comunicação eficiente. Só assim, a empresa pode continuar ativa de forma sustentável. Com essa organização, a gestão e obtenção do crédito torna-se mais fácil o que se faz necessário para a manutenção da solidez e boa imagem da instituição.

A contabilidade pode ter papel fundamental para que o sonho do empresário não seja em vão, pois deve orientar as ações e atividades da empresa para que além de entraves societários e comerciais, não paguem multas elevadas, que inviabilizam a gestão empresarial. Por isso, o empresário deve ter o contador como parceiro nas tomadas de decisões, principalmente na escolha e alterações de regime de tributação.

. Por: Nilton de Araújo Faria – Master Consultores - Gerenciada por profissionais com formação em Contabilidade e que estão em constante aperfeiçoamento na área contábil, é uma empresa com foco principal na terceirização das áreas contábil, escrita fiscal e folha de pagamento para entidades e instituições de qualquer segmento, inclusive internacionais, além de fornecer assessoria na constituição de empresas, sejam pequenas ou não. A Master Consultores É certificada pelo PQEC – Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, anualmente, desde 2006. [www.masterconsultores.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira