Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2015 - 05:37

Johnson & Johnson Medical amplia investimentos em educação médica

Com um novo programa intitulado C.A.R.E., a capacidade de treinamento aumentará em 40%. Serão 25 novos cursos que se somam aos 150 existentes e que oferecem uma plataforma completa de aprendizado para diferentes especialidades.

São Paulo — A Johnson & Johnson Medical está aumentando seus investimentos em educação médica profissional em toda a América Latina. Por meio de um novo programa, intitulado C.A.R.E., a capacidade de atendimento nos dois centros de treinamento que a empresa mantém no Brasil aumentará em cerca de 40%, subindo de 3.500 profissionais treinados em 2014 para 5.000 este ano. Com este avanço, o número de vagas em treinamentos avançados também será ampliado e 700 profissionais a mais poderão ser beneficiados. Além disso, serão incluídos 25 novos treinamentos, completando um portfólio de 175 cursos.

O crescente investimento tem o objetivo de fomentar ainda mais o desenvolvimento das diversas técnicas cirúrgicas para melhorar o cuidado com os pacientes. Além de desenvolver produtos inovadores, a Johnson & Johnson Medical entende que indústria de equipamentos médicos tem um papel fundamental em prover acesso às novas tecnologias e o uso adequado e seguro dessas inovações. “É também nossa missão prover acesso à educação médica continuada de qualidade para que profissionais de saúde realmente possam tirar o melhor proveito de cada inovação, manusear os instrumentos de forma adequada e desenvolver ainda mais suas habilidades cirúrgicas. Assim, eles podem compartilhar seu conhecimento com outros colegas da área, além de oferecer soluções mais seguras e efetivas a seus pacientes”, explica o presidente da Johnson & Johnson Medical Brasil, Marcio Coelho.

O acesso à saúde de qualidade é hoje o grande desafio que mobiliza governos, iniciativa privada, planos de saúde e hospitais. Dessa forma, as empresas do setor têm o compromisso de trabalhar e investir para o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a vida dos pacientes e garantam cada vez mais o diagnóstico precoce das doenças, contribuindo assim para a redução das filas nos hospitais e desafogando o sistema. “A Johnson & Johnson busca constantemente inovar tanto no conteúdo quanto na metodologia de seus treinamentos. Por meio do compromisso com acesso e inovação, a empresa continuará a fazer da educação profissional uma ferramenta estratégica para desenvolvimento das habilidades profissionais, para o acesso a novas tecnologias e para o desenvolvimento da saúde no Brasil”, afirma o diretor médico para a América Latina do Johnson & Johnson Medical Innovation Institute, Abner Lobão.

O fortalecimento dos investimentos nessa área atende a uma necessidade apontada pelos próprios profissionais de saúde. Uma pesquisa[1] mundial realizada com cerca de 662 profissionais de saúde, sendo 114 da América Latina, mostrou que 95,7% dos cirurgiões da região consideram muito importante a presença em programas de treinamento para novos produtos e procedimentos. Além disso, 97,7% acreditam que treinamentos proporcionam menor chance de erros nos procedimentos cirúrgicos.

Desde que foi inaugurado em 2010, em São Paulo, o Johnson & Johnson Medical Innovation Institute já treinou mais de 14 mil médicos da América Latina. Em 2014, um centro satélite foi inaugurado em Recife, com o objetivo de alcançar áreas do país que também necessitam de atendimento, mas têm às vezes dificuldades de acesso a produtos médicos de alta tecnologia. Em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o centro foi lançado com capacidade para treinar cerca de mil profissionais das regiões Norte e Nordeste do país a cada ano.

“Estes cinco anos de operação nos dão um grande orgulho, especialmente quando olhamos a nossa trajetória de conhecimento gerado não só no Brasil, mas em toda América Latina”, comemora Coelho ao citar também o exemplo da sólida parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Em 2012, a Johnson & Johnson Medical México firmou acordo com o departamento de medicina desta universidade para ser co-responsável pelo treinamento dos residentes nas técnicas inovadoras de cirurgia laparoscópica. A Universidad Nacional Autónoma de México, fundada em 1551, é uma das principais universidades da América Latina e a qualidade de seu curso de medicina é reconhecida globalmente. O Johnson & Johnson Medical Innovation Institute também atende a médicos da Colômbia, Chile, Argentina, República Dominicana e Porto Rico, onde também possui parcerias com outras instituições.

O programa C.A.R.E. —Com o aumento dos investimentos em educação médica, a nova plataforma C.A.R.E. ampliará o currículo de ambos os centros buscando atender cada vez mais especialidades com uma plataforma completa de aprendizado. Serão 175 cursos. “Com treinamentos sob medida para cada etapa da jornada de aprendizagem, o programa atenderá as necessidades dos diferentes perfis de profissionais: de residentes a médicos experientes, que podem também desenvolver habilidades adicionais de comunicação e liderança para a transmissão do conhecimento”, explica o diretor médico da Johnson & Johnson Medical, Dr. Abner Lobão. Ele afirma, ainda, que o objetivo do Johnson & Johnson Medical Innovation Institute é estabelecer um padrão ouro em educação médica continuada em todos países onde atua na América Latina.

Dividido em quatro grandes etapas, o C.A.R.E. está baseado em: Construct Knowledge (construir conhecimento); Accelerate Skills (acelerar habilidades); Refine Expertise (refinar experiências) e Enable (habilitar líderes). Dessa forma, o programa tem início com a construção de conhecimentos elementares em novas abordagens cirúrgicas ou novas tecnologias, como por exemplo, vídeocirurgia. Em seguida o foco passa a ser a aceleração das habilidades com treinamento intensivo em laboratório e preceptorias. Na terceira etapa, os médicos participam de seminários com especialistas internacionais, têm contato com técnicas mais refinadas e adquirem confiança na realização de procedimentos mais complexos. Por fim, ao chegar à chamada Leaders Academy, eles recebem um treinamento específico de estratégias de ensino de adultos, com foco na mudança do comportamento para aperfeiçoar suas habilidades e para que estejam preparados a atuar como líderes disseminadores do aprendizado a outros profissionais de saúde.

[1] Global Professional Educational research, Harrys Interactive. 614 médicos entrevistados em 2013. Sobre a Johnson & Johnson Medical Brasil

A Johnson & Johnson Medical Brasil é parte do maior e mais diversificado negócio de dispositivos médicos e produtos para diagnóstico do mundo, produzindo uma ampla gama de produtos inovadores utilizados principalmente por profissionais de saúde nas áreas de ortopedia, neurovascular, cirurgias, diabetes, prevenção de infecção, doenças cardiovasculares, medicina esportiva e estética. A Johnson & Johnson Medical Brasil é uma divisão da Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira