Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2008 - 10:16

Estado atende indicação e lança ambulância para remoção de obesos

O Estado do Rio de Janeiro tornou-se no dia 31 de janeiro (quinta-feira),o primeiro do País a contar com uma ambulância pública para o atendimento e remoção de obesos mórbidos graves. Autor da lei 5.038/07, que obriga a adaptação de hospitais particulares para o atendimento de obesos, e de indicações legislativas que obrigam a adequação das estruturas de atendimento a estes pacientes na rede pública, o deputado Pedro Fernandes (DEM) acompanhou a solenidade e comemorou a iniciativa da Secretaria estadual de Saúde. "É o primeiro passo para a criação de uma política pública de Saúde voltada para o problema da obesidade", afirmou o parlamentar.

De acordo com a secretaria, o novo veículo pode receber pacientes com até 400 quilos de peso. Ela conta com um motor elétrico para puxar a maca adaptada com o paciente obeso para dentro do veículo, reduzindo a necessidade de esforço humano e proporcionando conforto e segurança para o doente e a equipe de remoção. A nova unidade ficará baseada no Quartel do Corpo de Bombeiros do Maracanã, considerado pela secretaria uma região de fácil acesso a vários bairros da cidade. Além desta, uma outra ambulância também está sendo adaptada para este tipo de atendimento.

Secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes lembrou que outras mudanças para melhorar o atendimento a este tipo de paciente ainda estão por vir. Foram comprados 20 novos leitos próprios para o atendimento de obesos, que serão alocados em hospitais estaduais de emergência, e mais 80 leitos, que farão parte do acervo de um Centro de Atendimento Bariátrico, próprio para o tratamento da obesidade mórbida. "Ainda estamos escolhendo o local para a criação desta nova unidade, acredito que até o final de fevereiro teremos decidido. A idéia é colocar, em um só lugar, uma estrutura para a realização de cirurgias de redução de estômago e mais atendimentos de equipes multiprofissionais, a fim de observar o atendimento integral ao obeso", acrescentou.

De acordo com o secretário, as indicações apresentadas pelo deputado Pedro Fernandes ajudaram o Estado a colocar o atendimento ao obeso como prioridade. "Não tenho problemas em falar sobre isso, porque de fato aconteceu", afirmou. Além de autor da lei 5.038/07, o parlamentar também é autor da indicação legislativa 2.103/07, que pede a compra e adaptação de ambulâncias para a remoção de obesos mórbidos/graves; da indicação legislativa 143/07, que pede a adequação dos hospitais estaduais para o atendimento a estes pacientes e de emendas ao orçamento que propiciam estas intervenções. Pedro Fernandes apresentou, ainda, indicações solicitando a criação de um programa de saúde pública voltado para o atendimento a obesos (230/07) e a adaptação de um hospital para a realização de cirurgias bariátricas (114/07). | Site: www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira