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27/05/2015 - 06:45

Mande embora o pessimismo

Veja como é possível fortalecer o seu negócio quando o mercado para de crescer.

“O mercado está ruim!”. “O Brasil parou de crescer!”. “Todos estão sendo demitidos!”. Nos últimos meses, estamos sendo bombardeados por todos os lados por um pessimismo quase contagiante. É um grande desafio para qualquer líder conseguir guiar e motivar o seu time a manter o foco nos resultados em meio aos desafios vindos dos altos e baixos do mercado.

Falando especificamente sobre o cenário atual do Brasil, a incerteza é um dos pontos que afeta os resultados de uma empresa, mas focar em outros pilares do negócio pode ser uma alternativa para lidar com esta adversidade.

O conhecimento sobre o seu público, sua equipe e até mesmo seus processos é vital para a manutenção ou crescimento dos negócios, com ou sem crise. As capacidades de inovação e resiliência também se fazem mais importantes do que nunca. Afinal, crescer não é apenas uma questão de escolha.

Por isso, compartilho a seguir o que acredito ser um bom guia sobre como se sentir menos impotente diante do mercado, fortalecendo os outros pilares que sustentam uma empresa:

1. Conheça o seu público —Mesmo se você já estiver há anos em um mercado (e principalmente nesses casos) é importante reavaliar o comportamento e os hábitos do seu público consumidor. Ele também muda junto com o cenário. Pesquisas de mercado, por mais simples que sejam, são bastante eficazes, pois o momento torna-se ainda mais propício para ouvirmos nosso público.

2. Conhece-te a ti mesmo —Você está preparado para lidar com as mudanças que vem observando? Conhecer a sua estrutura, limitações e potencial de resiliência é a base não só para um bom planejamento, como também para lidar com as surpresas de um cenário instável.

3. Não se esqueça do planejamento —Para lidar com a insegurança do momento, muitos empresários reforçam o monitoramento sobre os comportamentos do poder público, fornecedores e consumidores, mas se esquecem de efetivamente aplicar esse conhecimento no negócio. Lembre-se sempre de retomar o seu plano inicial, atualizá-lo com as mudanças do cenário e adequar a rota, se for necessário.

4. Seja ousado —É fato que existe uma maior apreensão quando o mercado está instável, mas não deixe que isso prejudique a sua visão sobre as oportunidades e, muito menos, limite os seus investimentos em boas ideias. As melhores inovações nascem justamente da necessidade e da urgência e, geralmente, surgem de ideias muito simples. Aposte na ousadia.

5. Pense no longo prazo, e positivamente! —Se existe uma necessidade de adequação ou mudança, que ela seja feita para melhor. Reflita o agora já pensando no futuro do seu negócio, e priorize ajustes verdadeiramente construtivos em detrimento dos emergenciais. Afinal, a crise, como estão chamando, vai passar. E você ainda pode sair dela bem melhor do que entrou.

. Por: Décio Casarejos Pecin Jr., presidente da rede de Ensino de Idiomas CNA. Contador e Administrador de Empresas com especialização em Economia e MBA em Gestão Empresarial, Décio tem formação acadêmica em instituições como PUC-SP, FEA-USP e FGV. É professor de Economia e Gestão Financeira de Empresas, palestrante e autor de artigos sobre economia e negócios.

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