Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2008 - 10:21

Nova área é indicada para a remontagem do armazém 12-A

O 12-A não será mais remontado no antigo armazém 6, mas sim em uma área do Valongo, onde será instalada a nova oficina de “bondes” da CET-Santos.

O grupo Itamaraty – em cumprimento ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado com a Prefeitura Municipal de Santos e o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – Condepasa – definiu uma nova área para a remontagem do antigo armazém 12-A do porto de Santos. A nova determinação indica uma área no bairro do Valongo (adjacente à estação Ferroviária do Valongo e lindeira ao Armazém 01 da Codesp), onde segundo o Secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Sérgio Aquino, será realizado o trabalho de “apoio ao serviço do bonde turístico”. O grupo está apenas no aguardo da anuência do Conselho de Administração da Codesp – Consad e da autorização da Prefeitura para o início da remontagem.

Atualmente os “bondes turísticos” contam com o apoio da equipe especializada da oficina da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET-Santos, que realiza os serviços de manutenção e reforma destas relíquias em suas dependências. Após a remontagem do 12-A, a CET-Santos terá instalações amplas e novas para realização de seu trabalho.

Segundo o consultor Portuário do Grupo, José Nolasco, a iniciativa da Itamaraty sempre buscou proporcionar à Cidade um trabalho inédito de preservação histórico-cultural, que será reforçado com a nova definição da remontagem. “Com a indicação desta nova área no Valongo e a possibilidade do 12-A ser utilizado para o importante trabalho de restauração dos bondes turísticos, ficamos ainda mais satisfeitos, pois comprovadamente nossa iniciativa estará não só preservando a biografia de Santos, mas também possibilitando o desenvolvimento de uma atividade que contribui para o turismo, a cultura e a preservação da história”, defende.

Alteração - A mudança de local para a remontagem do 12-A foi uma solicitação da Prefeitura Municipal de Santos (confirmada pelo Condepasa) ao Grupo Itamaraty, já que o espaço anteriormente indicado pela Codesp para remontagem, o antigo armazém 6, compreende a área de armazéns de 1 ao 8 que terá outra finalidade a ser definida pelo governo Municipal e Autoridade Portuária.

Histórico - A remontagem do 12-A faz parte do projeto técnico desenvolvido pelo grupo Itamaraty que prevê o primeiro caso de preservação de um armazém com tombamento em Classe 2, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – Condepasa. O processo de desmonte do 12-A foi finalizado. Já o remonte do Armazém 12-A levará aproximadamente 90 dias. Trata-se de um trabalho especializado que envolverá cerca de 50 profissionais.

O arquiteto Gustavo Araújo Nunes, responsável por desenvolver o projeto e conduzir os trabalhos, lembra que além do cuidado em preservar as características históricas do armazém, serão feitas novas instalações de energia, obedecendo às normas da ABNT e também instalações hirdro-sanitárias e pintura integral de todas as partes internas e externas das instalações.

Desmonte e remonte - O Terminal 12-A foi arrendado para o grupo Itamaraty no Programa de Arrendamentos e Parcerias de Porto de Santos – Proaps em licitação vencida em dezembro de 2001 e cuja área foi cedida parcialmente ao grupo Itamaraty em dezembro de 2004. Posteriormente, foi tombado por se encontrar no entorno de uma das três estações elevatórias de esgoto da Sabesp, edificações remanescentes do Sistema Coletor de Esgoto Sanitário idealizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito, localizado em frente ao prédio da DIROP, da Cia. Docas do estado de São Paulo – Codesp. A saída foi encontrada e a decisão de desmontar e remontar o mesmo Armazém 12-A em outro local do Porto de Santos foi imediatamente acolhida pela Itamaraty e autorizada pela Codesp, viabilizando assim o primeiro caso de preservação de um armazém da Codesp.

A desmontagem integral, assim como o transporte e a remontagem do Armazém, em outra área designada pela Codesp, envolve um trabalho inédito onde estão sendo aplicadas técnicas de preservação patrimonial e histórica.

Pefil do Grupo Itamaraty é formado pela Itamaraty Agência, Itamaraty Logística e Itamaraty Terminal Portuário, empresas 100% nacionais, com sede na cidade de Santos, onde se encontra o maior Porto da América Latina. Atuando junto ao Porto de Santos há mais de 40 anos, o Grupo Itamaraty é formado por profissionais com vasta experiência no mercado portuário e de comércio exterior, tendo em seu leque de serviços uma ampla variedade de soluções para seus clientes, tais como: agenciamento marítimo, operação portuária (grãos, granel, cargas projetadas); equipamentos de estiva; locação de escavadoras e empilhadeiras; armazenagem de carga seca; despachos aduaneiros; agente de carga (aérea e marítima) e transporte de caminhões, entre outros.

O Grupo Itamaraty está localizado no Centro Histórico de Santos, na Rua Augusto Severo, 07 - 3º andar, Santos (SP) | Site: www.itamaratyagencia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira