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29/05/2015 - 07:04

Banco inteligente: segurança aliada aos serviços intuitivos


Facilidade de uso é um dos elementos mais reconhecidos quando se interage com um banco. No entanto, não é o único: os clientes sempre irão comparar conveniência e segurança. Assim, as agências devem proteger os seus pontos de contato de forma que o consumidor tenha confiança nas transações financeiras oferecidas.

As áreas de autoatendimento podem ser protegidas por novas soluções de segurança. A meta é evitar a interação não autorizada com caixas eletrônicos (ATM) e os sistemas de computadores ligados por qualquer meio. Isso começa com a proteção de acesso, o endurecimento do sistema operacional e da criptografia do disco rígido. Mas também inclui novos mecanismos de proteção inteligente contra a intrusão de malware ou ataques skimming (roubo de dados) do cartão e da conta do cliente.

Em vez de um reativo processo de verificação baseado em padrões contra vírus e trojans que requer atualizações regulares e manutenção, os novos sistemas utilizam uma abordagem baseada em lista branca ativa (white-list) para bloquear qualquer interação não permitida com o sistema.

Já é possível as pessoas definirem as suas preferências para todos os canais em seu perfil, variando desde configurações, como dinheiro rápido, idioma até a personalização de cada botão na tela "Meu ATM". Este perfil segue o usuário, uma vez que é armazenado centralmente. Assim, os clientes têm disponíveis as suas experiências individuais em todos os dispositivos do banco, incluindo internet e mobile banking.

O cliente pode definir o seu nível específico de segurança. Por exemplo, ele pode receber um alerta pelo celular quando o cartão de crédito é usado no exterior ou para transações não presenciais com o cartão ou para compras que atinjam um limite específico. A abordagem integrada de arquiteturas de serviços na Web e canais de entrega inteligentes está transformando a experiência dos clientes. Muitas vezes, este processo se inicia abordando a transição em camadas. Primeiro vem o design blueprint de um modelo de arquitetura alvo que inclui a abordagem com software multivendor aberto, baseado no padrão Web.

. Por: Inon Neves, country manager da Wincor Nixdorf no Brasil.

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