Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2015 - 07:11

Sorriso das estrelas

Com o avanço da tecnologia é cada vez mais comum pacientes chegarem aos consultórios de odontologia com a foto de algum artista nas mãos e dizer: eu quero um sorriso assim!.

Normalmente, os sorrisos mais requisitados são os da atriz americana Julia Roberts e das brasileiras Giovanna Antonelli e Paola Oliveira.

Segundo a cirurgiã dentista Juliana Hirsch, especializada em Dentística Reparadora pela PUC-RJ e prótese cursada na Universidade de Nova York, não é bem assim que funciona. “Precisamos avaliar muitas coisas antes de mudar um sorriso. Começamos sempre pela análise do rosto como um todo a fim de ver o que cada face e personalidade comportam” diz a especialista lembrando que não são todos que podem ter, por exemplo, dentes grandes como Paola de Oliveira. “Existem pessoas, que possuindo dentes como os dela, não conseguiriam falar direito, ou simplesmente fechar a boca” explica Juliana.

De acordo com a cirurgiã dentista, mudar um sorriso sem avaliar os traços do rosto, as articulações e a oclusão (mordida) pode acabar virando um pesadelo e esse pesadelo está muito longe de ser apenas um sorriso exagerado ou desproporcional, podendo incluir problemas como dores nas articulações e na cabeça, dor nos dentes ao mastigar, sensibilidade ao frio e ao quente e porcelanas fraturadas.

Com a evolução da odontologia, que conta com técnicas extremamente avançados como o DSD (digital smile design), desenvolvido por um dentista brasileiro e utilizado amplamente, ficou muito mais fácil ser um visagista da estética. “O sistema digital, permite avaliar, através de fotos e vídeos o melhor sorriso para cada paciente através de um rico banco de dados e réguas digitais, onde fazemos simulações e projeções a fim de definir digitalmente o tamanho e forma desejada para cada dente da arcada” explica a dentista.

Com este estudo digital, as informações obtidas são transferidas para um modelo de gesso, através de uma escultura em cera formando um modelo, uma projeção do que se deseja alcançar no final do tratamento. Através de um guia de borracha e um material resinoso provisório, esse desenho em cera e transferido para a boca do paciente. Esta técnica se chama “mock up” e permite ter uma visualização do resultado final, antes mesmo de iniciar o tratamento. “Com o sorriso provisório em resina é possível testar se o paciente se sente confortável e fazer novas fotos para avaliar a adaptabilidade e estética” diz Juliana.

Ainda de acordo com a especialista, antes de iniciar qualquer tratamento todos os pacientes passam por uma boa limpeza dentaria e radiografias para verificar presença de cáries e tártaros, pois a saúde deve estar sempre associada aos tratamentos estéticos.

“Que os belos sorrisos dos famosos, continuem inspirando milhares de brasileiros a buscarem o cuidado com os dentes. E que a odontologia estética continue evoluindo e permitindo a realização de bons trabalhos, que devolvem a tantos um simples prazer que é sorrir” finaliza Juliana Hirsch. [www.hirschclinica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira