Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2015 - 07:58

Construção civil aplica técnicas de preservação e sustentabilidade


Oportunidade para os pequenos negócios, o Retrofit promove adaptação e renovação arquitetônica sem prejuízos ao patrimônio histórico.

Em função da tecnologia e dos hábitos sociais, as cidades são territórios em constante adaptação, adequando-se a novas necessidades e atividades e enfrentando problemas como o esgotamento das áreas com potencial construtivo e a rígida legislação que protege o acervo arquitetônico.

Na tentativa de contornar essas limitações, o Retrofit se mostra como tendência para os pequenos negócios ligados à construção civil. O Relatório de Sustentabilidade - Boletim de Tendências do SIS do Sebrae, Retrofit – Preservação e sustentabilidade, traz um apanhado de informações sobre o assunto. Trata-se da adaptação de antigas edificações às necessidades atuais de seus usuários, sem prejuízos ao patrimônio histórico, permitindo a renovação integral de um edifício – com a reestruturação do sistema predial e implementando diversas soluções (elétricas, hidráulicas, de climatização, arquitetônicas, entre muitas outras). Empreendimentos dessa natureza têm amplo campo para aplicação de seus serviços. Veja algumas possibilidades:

Iluminação: substituição de sistema elétrico, de lâmpadas antigas por equipamentos mais modernos, o ajuste do funcionamento de iluminação para proporcionar a luminância ideal, troca de reatores, instalação de sensores de presença.

Conservação de água: ajuste de torneiras via temporizador e arejador para o controle de volume do jato de água, adaptação de válvulas duo-flushnos vasos sanitários, sistema de reaproveitamento da água da chuva.

Climatização: determinar as cargas térmicas de aquecimento e arrefecimento do edifício (ainda na fase de concepção do projeto), uso de sistemas eficientes e bem dimensionados de acordo com as necessidades do espaço.

O Brasil, hoje, é o quarto colocado no ranking mundial dos países que concentram edificações sustentáveis. E as ações adotadas nos edifícios têm grande impacto no incentivo das práticas econômicas do país. Segundo o Balanço Energético Nacional de 2014, eles são responsáveis por 30% a 40% do consumo da energia brasileira.

Alguns exemplos de uso do Retrofit no mundo: . Empire State Building (Nova Iorque - EUA): alcançou 38% de redução com gastos de energia na construção. A expectativa de economia anul é de US$ 4,4 milhões.

Blackfriars (Londres – Inglaterra): Transformou a ponte de Blackfriars (1886),sobre o Rio Tâmisa, na maior ponte solar do mundo. A energia gerada suprirá metade do consumo energético da estação ferroviária London Blackfriars, além da expectativa de redução de 511 toneladas ao ano das emissões de carbono.

Câmara Americana de Comércio/Amcham (São Paulo – Brasil): o prédio da sede da Câmara Americana de Comércio recebeu a mais alta certificação mundial de sustentabilidadeem construções, o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) por utilizar a técnica do Retrofit na sua edificação.

Ações recomendadas pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae: . Acompanhe os eventos da área como a 6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, maior feira de negócios da construção sustentável no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira