Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2015 - 08:08

Azia: uma perspectiva global

A azia, que é a sensação de queimação no peito, relacionada à alimentação, é considerada um dos sintomas cardinais da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Para fins práticos, a azia é considerada um sintoma sugestivo para o diagnóstico de DRGE.

A prevalência da DRGE vem aumentando em todo o mundo, variando de 2,5% a 6,6% na Ásia e de 13,8 a 25,8% na América do Norte. No Brasil, um estudo de incidência em conjunto com a DataFolha indicou que 12% dos indivíduos entrevistados tinham azia pelo menos duas vezes por semana, sugerindo o diagnóstico de DRGE. Levando-se em consideração outros transtornos ditos atípicos, como: tosse, pigarro, dor de garganta, a prevalência da doença em nosso meio pode chegar a cerca de 20% da população.

A razão para o aumento da DRGE não está totalmente esclarecido, mas parece estar correlacionada com o aumento da obesidade e hábitos alimentares. Essa doença está associada a um impacto significativo na qualidade de vida e na redução da produtividade pessoal e profissional, além de estar associada a um maior risco de esôfago de Barrett, uma condição pré-maligna que pode progredir para adenocarcinoma de esôfago.

Felizmente, a DRGE pode, geralmente, ser tratada de forma segura e eficaz com medicamentos, tendo ainda a opção de uma cirurgia antirefluxo, em alguns casos.

A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) pretende chamar a atenção sobre a importância da azia, tanto para o público leigo bem como para os profissionais da saúde, por meio de uma campanha mundial denominada Dia Mundial da Saúde Digestiva, realizada em 29 de maio. A recomendação é que as pessoas devem prestar atenção na presença do sintoma, e, se necessário, procurar um médico para esclarecimentos.

. Por: Dr. Odery Ramos Júnior, gastroenterologista e nutrólogo do Hospital VITA Curitiba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira