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02/06/2015 - 09:52

Unilever mostra que é possível crescer com atuação sustentável

De 2008 a 2014, companhia reduziu em 35% a emissão de GEE e atingiu a marca de 40% da energia consumida proveniente de fontes renováveis. No mesmo período, registrou crescimento de 60%.

São Paulo— Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Unilever Brasil celebra avanços importantes nos compromissos traçados em 2010, quando lançou o seu plano de sustentabilidade e estabeleceu a ambição de dobrar de tamanho, até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

“Para a Unilever a necessidade de uma atuação mais sustentável significa uma oportunidade de inovação e crescimento. De 2008 a 2014, atingimos resultados surpreendentes, como a redução em 36% no consumo de água, e nem por isso deixamos de crescer. Pelo contrário, no mesmo período o faturamento da Unilever apresentou aumento de 60%, afirma Antonio Calcagnotto, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil. “Agora, queremos chamar a atenção para o fato de que apenas um trabalho colaborativo, que envolva os diversos setores da sociedade, é capaz de gerar resultados em grande escala”, reforça o executivo.

Menos gases de efeito estufa, mais energia limpa —Em relação à emissão de gases de efeito estufa (GEE), a companhia pretende reduzir pela metade o impacto dos GEE ao longo do ciclo de vida de seus produtos. Nos últimos seis anos (2008 a 2014), a companhia diminuiu em 35% a emissão de gases efeito estufa, resultado alcançado graças a iniciativas como o investimento no uso de energia “limpa” - atualmente, cerca de 40% da energia consumida nas fábricas são provenientes de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel.

A Unilever também vem investindo em iniciativas para aumentar a eficiência energética nas fábricas como, por exemplo, a aquisição de 17 mil conservadoras “verdes”, que consomem menos energia elétrica do que as conservadoras comuns. Somente em 2014, as ações resultaram em uma economia de mais de 15 mil GJ/ano, o suficiente para abastecer mais de duas mil residências por um ano. Essas iniciativas possibilitarão que a companhia alcance o objetivo de, em 2020, ter a emissão de CO² pelo consumo de energia nas fábricas igual ou menor que os níveis de 2008, mesmo com significativo aumento de volume de produção.

Aterro Zero —Outra conquista importante para a companhia em 2014 foi a marca de Aterro Zero para todas as fábricas instaladas no País e centros de distribuição exclusivos da Unilever Brasil, o que corresponde a 93% dos resíduos gerados em distribuição. Todos os produtos que se tornam impróprios para venda durante a produção, armazenagem ou distribuição são reciclados ou reutilizados de alguma forma.

Resíduos de sorvete e Maizena, por exemplo, viram ração, e de Hellmann’s se transformam em adubo. O que não é reciclável é destinado ao coprocessamento - destruição em fornos de cimento, gerando energia ou matéria-prima para a indústria cimenteira. Para atingir esse resultado, as equipes das fábricas buscam alternativas sustentáveis para a destinação de seus resíduos. Nada mais é enviado para aterros sanitários.

O Plano de Sustentabilidade —Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, este Plano de Sustentabilidade estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020: . Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;

. Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;

. E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.

A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 2014. Lançado hoje, é o 12º relatório da companhia, novamente baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

Unilever —Presente no Brasil há 86 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto Unilever em algum lugar do mundo.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, TRESemmé, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever renova cerca de 70% de seu portfólio e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

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