Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2015 - 10:14

Alta demanda de energia é atendida com sistema sustentável de transmissão


Desenvolvidos pela Nexans, Lo-sag e AeroZ são as mais recentes tecnologias em cabos para média e alta tensão adotadas em projetos no Rio e São Paulo.

Uma técnica capaz de potencializar a distribuição de energia para grandes cidades e evitar a desapropriação de novas áreas de alta valorização imobiliária. É isto o que proporciona a tecnologia Lo-sag AeroZ, produzida com exclusividade pela Nexans. O modelo significou não aumentar o número de torres – necessárias num projeto padrão de expansão de linha de transmissão de energia – e acelerar a resolução de um grande déficit de fornecimento de energia local.

Segundo o vice-presidente corporativo de Vendas e Marketing para este segmento do Grupo Nexans, Cyprien Federspiel, este cabo de energia tem um alto potencial de mercado em países que adotam as linhas de transmissão aéreas e necessitam tanto de recapacitação como renovação natural de seus cabos. O Brasil possui hoje mais de 80 mil km em linhas de transmissão e distribuição e muitas delas, na opinião de especialistas, são passíveis de recapacitação, principalmente pelo crescimento da demanda, acompanhado pelo aumento da produção de energia com as novas usinas hidroelétricas e outras fontes de produção alternativas.

Com o uso do Lo-sag AeroZ, o impacto ambiental pode ser considerado bem menor se comparado com as soluções tradicionais. Feito com alumínio termorresistente e núcleo de fibra de carbono, o cabo é capaz de dobrar a capacidade de transmissão de uma rede de transmissão convencional. Este cabo da Nexans é produzido no Brasil, na fábrica de Americana/SP, e na Bélgica, na fábrica de Elouges. O projeto levou cinco anos para ser desenvolvido e testado.

Este cabo inovador surgiu num momento em que vários corredores de transmissão no Brasil necessitam ter sua potência aumentada, ou seja, recapacitada, principalmente em tensões até 230 kV, as mais comuns entre as concessionárias distribuidoras. Por isso, o Lo-sag AeroZ foi adotado no projeto da rede elétrica construída pela concessionária Eletropaulo, na linha de transmissão Jandira/Cotia, na região metropolitana de São Paulo. O projeto consistiu em 21 quilômetros deste cabo para 138 kV, 3,5 quilômetros de linha de transmissão em circuito duplo. Ao todo, cerca de 300 mil pessoas, moradoras da região, foram beneficiadas direta ou indiretamente com esta iniciativa implementada no início do ano passado.

Anterior a este projeto, em 2012, os cabos Lo-sag AeroZ foram implementados em um projeto da concessionária Light, do Rio de Janeiro/RJ. Os testes finais ocorreram no final de 2013 apresentando ótimos resultados, na linha de 138 kV que liga as regiões de Cascadura e São José, na Pavuna – um dos bairros mais populosos da capital fluminense.

. Por: Sidnei Ueda, Gerente de Aplicação de Produto, Nexans, formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Atua no segmento de linhas e cabos nus e isolados destinados à transmissão e distribuição de energia, no Centro de Competências Aéreas da Nexans Brasil. | Perfil—A Nexans traz energia para a vida através de uma extensa gama de cabos e soluções de cabeamento que proporcionam maior desempenho para os nossos clientes no mundo inteiro.

A equipe Nexans está comprometida com uma abordagem de parceria que apoia nossos clientes em quatro áreas de negócio principais: transmissão e distribuição de energia (submarino e terrestre), fontes de energia (petróleo e gás, mineração e renováveis), transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo) e construção (comercial, residencial e data centers).

A estratégia da Nexans é fundamentada na inovação contínua de produtos, soluções e serviços, desenvolvimento de colaboradores, treinamento de clientes e processos industriais de baixo impacto ambiental.

Em 2013, a Nexans se tornou o primeiro player mundial em cabos a criar uma Fundação com foco em introduzir iniciativas sustentáveis para o acesso à energia em comunidades carentes por todo o mundo.

Temos uma presença industrial em 40 países e atividades comerciais em todo o mundo, empregando cerca de 26 mil pessoas e gerando vendas em 2014 de aproximadamente 6,4 bilhões de euros. A Nexans está listada na NYSE Euronext Paris, seção A. [www.nexans.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira