Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2008 - 10:59

Banco Central cria novo compulsório

Brasília- O Banco Central determinou no dia 31 de janeiro (quinta-feira) que os depósitos feitos por empresas de leasing em outras instituições financeiras passem a sofrer um recolhimento compulsório. A medida, quando estiver aplicada na totalidade, em 2009, retirará cerca de 40 bilhões de reais da economia.

O novo compulsório vem no mesmo dia em que o BC divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária num tom bastante duro, dizendo estar pronto para agir no caso de ameaça de descumprimento da meta de inflação. Para economistas, foi um claro recado de que a autoridade monetária pode aumentar o juro.

A circular do BC determina que a partir de março todo depósito adicional feito pelas empresas de leasing nos bancos terá que ser recolhido integralmente ao BC. A partir de maio, passará a incidir uma alíquota progressiva sobre o estoque atual desses depósitos.

Começando com 5 por cento em maio, a alíquota sobre esse estoque chegará a 25 por cento em janeiro de 2009. O recolhimento deverá ser feito em títulos públicos federais.

Levando em conta o estoque de depósitos interfinanceiros de empresas de leasing em novembro, de 160 bilhões de reais, a medida retirará da economia 40 bilhões de reais em janeiro de 2009, quando estiver valendo a alíquota cheia.

Segundo o BC, o novo recolhimento compulsório visa dar isonomia a todas as fontes de recursos captadas pelos bancos. Na prática, porém, ele também terá um impacto na política monetária, uma vez que retirará recursos da economia.

"A instituição dessa modalidade de recolhimento compulsório dá tratamento isonômico a fontes alternativas de captação. Com a medida, essa fonte de recursos ficará sujeita à exigibilidade de recolhimento similar à aplicada aos depósitos a prazo", afirmou o BC em nota.

"O contínuo crescimento dessas captações tornou essa fonte de recursos relevante quando comparada aos passivos bancários sujeitos a recolhimentos compulsórios", acrescentou.

Os depósitos interfinanceiros feitos pelas sociedades de arrendamento mercantil (leasing) dizem respeito aos recursos que não estão direcionados a empréstimos.

No caso dos depósitos a prazo, o estoque era de 298 bilhões de reais em dezembro. A alíquota do compulsório atualmente é de 23 por cento.| Por: Isabel Versiani/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira