Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2015 - 07:49

Classe D E é a mais endividada do Brasil

Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, os cariocas e paulistanos estão com seus bolsos apertados e gastando mais do que ganham em comparação com as demais regiões.

São Paulo—Mesmo com um aumento de quase 8% na renda (2014 x 2013) e uma maior conscientização dos gastos, uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que o endividamento no Brasil ainda é alto, com 49% das famílias gastando mais do que ganham.

A renda média do brasileiro em 2013 era de R$ 2.779, já em 2014 registrou aumento, e ficou em R$ 2.994. Com relação ao gasto médio do consumidor neste mesmo ano o valor foi de R$ 2.968, uma alta de 7% se comparado com 2013. Dentro deste cenário, a classe social mais endividada é a D E cujo bolso ficou negativo em -3% quando comparamos renda versus gastos.

Quando questionados sobre os gastos dentro do lar, as famílias declararam que a prioridade é com alimentação dentro do lar, transporte, vestuário, saúde e habitação, em ordem de importância. Observou-se uma mudança nos gastos ao analisar o ano anterior, onde os maiores custos ficavam com habitação, alimentação dentro do lar, vestuário, alimentação e bebida fora do lar e higiene pessoal.

Com a inflação acelerada dos últimos anos, a alimentação fora do lar foi um dos gastos que mais pesou no bolso de todas as regiões do país, com um aumento de 12%. Com isso, cerca de um milhão de pessoas deixaram de fazer refeições fora do lar no último ano, com isso os alimentos mais impactados foram as bebidas alcoólicas e não alcoólicas, os sanduiches e os cafezinhos durante o dia e a classe DE foi a principal responsável pela queda. Esta classe tem um maior comprometimento do bolso com bens de consumo não duráveis, sendo que 35% dos gastos são para bens de consumo não duráveis, enquanto que para a classe C o comprometimento é de 29% e para a Classe AB é de apenas 19%, sobrando mais dinheiro para outros gastos.

Mesmo assim, algumas categorias passaram a se destacar. Focando no aumento do consumo dentro de casa, produtos com apelo prático cresceram em volume no período, como: suco pronto (23,2%), pratos prontos congelados (17,4%), sorvetes (17,1), congelados (13,9%), massa fresca (12,1%), bolo pronto (10%) e massa instantânea (4,7%).

Os setores que mais tiveram crescimento no gasto médio dos brasileiros: Comparativo gasto médio de 2014x2013. Como está o Brasil? Quando analisadas as regiões separadamente, foi possível perceber que cada local equilibra da melhor maneira os seus gastos. Porém, o bolso do carioca e do paulistano está cada vez mais comprometido.

Os cariocas ganham mensalmente R$ 3.193 e se comprometem com um gasto médio de R$ 3.614, priorizando a alimentação dentro do lar, transporte, habitação, alimentação fora do lar e a saúde. Já os paulistas, gastam em média R$ 3.293, mas só ganham R$ 3.160. As principais prioridades de quem mora em São Paulo são com gastos em habitação, alimentação dentro do lar, transporte, vestuário e saúde.

As regiões Norte e Nordeste, Centro – Oeste, Leste e Interior do Rio de Janeiro, Sul e Interior de São Paulo estão com seus gastos equilibrados.

Perfil—Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo. Seu High Definition Inspiration™ combina monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam — e porque — se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 60 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações, entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com/br].

Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. [www.kantar.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira