Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2015 - 08:50

Etihad Airways recebe classificação ‘A’ da Fitch

A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, recebeu com alegria hoje o anúncio de que ganhou a classificação "A", referente a uma Perspectiva Estável, pela Fitch Ratings.

A Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de crédito do mundo, divulgou sua Long-term Issuer Default Rating (IDR - Probabilidade de Inadimplência do Emissor), após uma análise detalhada independente dos negócios da Etihad Airways, seu desempenho comercial e sua estratégia de aliança de capital.

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: "A classificação A da Fitch é mais um reconhecimento independente da força desse negócio e de nossa estratégia”.

"Nós temos um mandato claro do nosso acionista de obter lucratividade sustentável de longo prazo. Nosso crescimento orgânico, impulsionado pelo nosso modelo de investimento de capital minoritário, é cada vez mais reconhecido como uma estratégia altamente eficaz para obter este retorno”.

"Nós já captamos mais de US$ 11 bilhões para apoiar nosso crescimento, de mais de 80 instituições financeiras de todo o mundo. Nós angariamos este financiamento em condições comerciais, sem garantias soberanas ou cartas de conforto”.

"Nós sempre operamos com um elevado nível de transparência para a comunidade financeira. A nossa primeira classificação de crédito é uma evolução dessa transparência”.

"Esta classificação, que é baseada em uma análise detalhada de nosso desempenho e nossa estratégia de negócios, vai ajudar os investidores internacionais a entenderem a nossa história à medida que continuamos a expandir nossas operações e captar financiamento externo adicional”.

"A classificação ‘A’ também apoia a estratégia de crescimento orgânico acelerado e o estabelecimento de participações societárias minoritárias em parceiros estratégicos em todo o mundo da Etihad Airways. Elas estão resultando em benefícios significativos, e o Etihad Partners está registrando novas receitas, bem como importantes sinergias de negócio".

A classificação Fitch afirma: "Formada em 2003, a Etihad é uma companhia aérea relativamente jovem, mas conseguiu estabelecer uma rede global com escala e profundidade semelhantes às de seus pares mais estabelecidos na Europa e no Golfo, através da implementação de um modelo de crescimento que combina expansão orgânica da frota com parcerias de codeshare e investimentos de participação minoritária em outras companhias aéreas. Isto permitiu que a Etihad alcançasse uma escala e diversidade operacional sustentável em um ritmo muito mais rápido do que os rivais, e estabelecesse uma plataforma para crescimento futuro mais ponderado. Uma rede consolidada é a chave para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer companhia aérea porque ela fomenta a geração de receitas e o gerenciamento de custos".

E continua: "Uma das principais vantagens competitivas da Etihad, em comparação com seus pares europeus e, em parte, alguns de seus pares dos EUA, é a localização geográfica de seu hub próximo aos mercados de viagens de rápido crescimento da Ásia, Oriente Médio e África. A rede de rotas mais desenvolvida da Etihad nessas regiões lhe confere uma vantagem competitiva em relação às companhias aéreas europeias que também estão se concentrando em conectar o tráfego de passageiros da Ásia, Oriente Médio e Africano para a Europa e os EUA. O aumento da penetração da Etihad no mercado americano provavelmente também ajuda em comparação com os rivais europeus e norte-americanos".

Embora reconheça que a Etihad Airways opera em um ambiente de “concorrência acirrada”, a agência de classificação diz que a companhia aérea "tem três vantagens competitivas em relação a seus pares do Golfo – a pré-liberação para os EUA no seu hub de Abu Dhabi, o tempo de conexão mais curto e maior acesso doméstico a mercados importantes como a Europa e a Índia, através de suas parcerias com companhias aéreas".

A classificação da Fitch reconhece que a Etihad Airways está em uma boa posição para obter maior lucratividade, afirmando:

"Acreditamos que o tamanho da rede alcançado deve permitir à empresa se concentrar em gerenciar a lucratividade, aproveitando o seu reconhecimento de marca e sua escala, bem como a receita incremental e as sinergias de suas operações com parceiros de capital. A empresa por si só gerou 28% da receita de passageiros da classe Premium em 2014 e os passageiros de negócios representaram 16% do total transportado em 2014, enquanto os de turismo, focados na qualidade, representaram 26% do tráfego, todos eles proporcionando uma base sólida para um foco maior na lucratividade”.

A classificação também destaca o foco da Etihad Airways na gestão de custos: "A Etihad tem uma posição favorável na curva de custos em comparação com as companhias aéreas tradicionais europeias, que proporcionou uma base para o seu extenso crescimento, apesar da pressão sobre as receitas unitárias, o que deve apoiar a sua lucratividade sustentada. Os custos unitários da empresa (por exemplo, custo por assento-quilômetro - CASK) são muito mais baixos do que os de seus rivais europeus, mas são comparáveis com os de outras companhias aéreas de mercados emergentes, incluindo a Aeroflot (BB- / Estável) e a Emirates.

Tendo alcançado escalabilidade, a empresa planeja aumentar seu foco na lucratividade e na gestão de custos através da gestão da rede e da otimização e maior utilização da frota. A cooperação com companhias aéreas parceiras de capital pode também trazer sinergias e economias de custo em pedidos de frotas e suprimentos conjuntos (por exemplo, assistência em terra, catering, combustíveis, etc.) e a manutenção de aeronaves e treinamento de equipe conjuntos, entre outras coisas".

A classificação reconhece que os investimentos significativos da companhia aérea a ajudaram a chegar a uma fase mais madura como um negócio: "Embora a empresa planeje continuar com os pesados investimentos na expansão da frota, acreditamos que ela chegou a uma fase mais madura de desenvolvimento de seu perfil de negócios, o que deverá permitir-lhe concentrar-se mais no crescimento lucrativo".

A classificação também confirmou que a Etihad tem independência comercial de seu acionista: "Nós avaliamos que os vínculos jurídicos entre a Etihad e Abu Dhabi são limitados, pois a Etihad não se beneficia das disposições e / ou garantias de inadimplência cruzada”.

A Etihad Airways informou recentemente uma receita de US$ 7,6 bilhões e lucro líquido de US$ 73 milhões para 2014, marcando seu quarto ano consecutivo de lucratividade.

A Fitch Ratings é uma provedora líder de classificações, comentários e pesquisa de crédito. Dedicada ao fornecimento de valor além da classificação, por meio de opiniões independentes e prospectivas de crédito, a Fitch Ratings oferece perspectivas globais moldadas pela forte experiência no mercado local e conhecimento do mercado de crédito. O contexto, a perspectiva e as percepções adicionais que ela fornece aos investidores têm ajudado a financiar um século de crescimento e fazer julgamentos de crédito importantes com confiança.

Perfil—A Etihad Airways iniciou suas operações em 2003, e em 2014 transportou 14,8 milhões de passageiros. De sua base em Abu Dhabi, a Etihad Airways voa para 111 destinos de passageiros e carga, existentes ou anunciados, no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas. A companhia aérea tem uma frota de 110 aeronaves Airbus e Boeing, e mais de 200 ??aeronaves com pedidos confirmados, incluindo 70 Boeing 787, 25 Boeing 777-X, 62 Airbus A350 e 9 Airbus A380.

A Etihad Airways detém participações acionárias na airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Aer Lingus, Alitalia, Jet Airways e Virgin Australia, e está em processo da formalização para investir em participação na Alitalia e na Etihad Regional baseada na Suíça, operada pela Darwin Airline. A Etihad Airways, junto com a airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, Etihad Regional, Jet Airways e NIKI também participam da Etihad Airways Partners, uma nova marca que reúne companhias aéreas com pensamentos similares que vão oferecer aos clientes melhores opções através de mais redes e horários, e mais benefícios para os participantes do programa de milhagem. [www.etihad.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira