Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2015 - 08:56

Qual é a fórmula secreta da retenção profissional e da felicidade no trabalho?

Não há uma fórmula para reter e estimular os profissionais. E no mundo de hoje, em que a Geração Y busca melhor qualidade de vida profissional, é um grande desafio entender e encontrar o fator de retenção de um profissional. Perguntamos aos profissionais cadastrados em nossa plataforma se eles estariam dispostos a ganhar menos, desde que pudessem trabalhar perto de casa. A resposta foi surpreendente. Mais de 500 usuários do aplicativo responderam e 68% deste universo de respondentes preferem trabalhar perto de casa, mesmo que tenham que ganhar menos. É revelador descobrir que é importante um bom salário, mas a qualidade de vida é ainda mais decisiva.

Em outra pesquisa, feita há mais tempo com nossa base de cadastro, descobrimos que 43,3% das pessoas saem das empresas por não visualizarem um plano de carreira. Já 36,7% deixam o cargo em função da distância da casa ao trabalho. Já em relação à rotina do profissional de RH, segundo dados da empresa, 20% do tempo do profissional de RH é ocupado com a seleção e recrutamento de profissionais. Ou seja, uma questão estratégica.

Quer outro número de impacto? O Brasil perde todos os anos R$ 90 bilhões, o equivalente a 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto), somente com a perda de produtividade dos trabalhadores que ficam presos nos engarrafamentos das grandes cidades, segundo levantamento feito por uma organização sem fins lucrativos.

O trânsito há anos é o grande vilão das metrópoles. Corredor de ônibus, ciclovia, rodízio, elevados e outras soluções já foram implantadas não só em São Paulo. Mas, o cidadão continua gastando mais de uma hora para percorrer o caminho de casa ao trabalho. O que, além de causar estresse e desgaste, compromete a qualidade e produtividade. Muitas empresas já têm adotado o home office como solução para reter o profissional, oferecendo, além da comodidade de trabalhar em casa, a oportunidade de render mais ao diminuir praticamente para zero o tempo de deslocamento. Não é uma fórmula mágica, mas também não é a solução para alguns tipos de trabalhos como vendedores internos, corretores de imóveis, telemarketing e outras função que fazem parte da base da pirâmide, as vagas operacionais.

As empresas, com a ajuda das áreas de Recursos Humanos, precisam entender realmente a importância da proximidade entre casa e trabalho. Afinal, todas as companhias querem profissionais mais produtivos, felizes e dispostos. Treinar um trabalhador para perdê-lo em menos de três meses é desgastante e custa caro para a empresa.

. Por: Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado.|Perfil—Fundada há três anos pelos americanos Derek Fears, Nathan Dee e Jacob Rosenbloom, a Emprego Ligado é o primeiro site de empregos especializados no segmento de vagas operacionais no Brasil via geolocalização. Atuando principalmente na região metropolitana de São Paulo, tem uma base bem estruturada de candidatos e empresas clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira