Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2015 - 06:36

Beijo na boca seduz namorados

Dentistas revelam que o beijo aguça os cinco sentidos e alivia o estresse, mas cuidados são necessários.

O dia dos namorados é uma data que celebra a união amorosa entre casais. O beijo, símbolo tradicional de carinho e amor, complementa a celebração. “Beijar é bom, além da sensação agradável de afeto que proporciona, o beijo tem vários outros benefícios à saúde – mas também pode acarretar riscos” diz a cirurgiã dentista, Juliana Hirsch, da Clínica Hirsch, em Ipanema, Rio de Janeiro. 

Segundo ela, o beijo na boca tem muitos fatores ligados à saúde que são benéficos: “Um beijo na boca coloca o nosso corpo inteiro para trabalhar: beijar exercita os músculos, queima calorias ( 3 calorias para um beijo rápido e 15 para um beijo intenso de 1 minuto!), aumenta a produção de hormônios e melhora a circulação sanguínea” informa, acrescentando ainda, que beijar eleva os batimentos cardíacos de 70 para 150 batimentos por minuto. “Esse bombeamento sanguíneo aumenta a oxigenação das células, estimula as funções circulatórias e diminui a insônia e as dores de cabeça”. 

Entretanto, a dentista faz um alerta: feito de forma “irresponsável” e, digamos, sem os “mínimos cuidados”, beijar também pode trazer riscos à saúde: “É importante salientar que até o beijar deve ser feito com responsabilidade. Além de doenças da cavidade bucal como cáries e doenças periodontais, outras doenças sistêmicas infecciosas podem ser transmitidas pelo beijo.” 

Dentre estas podemos citar algumas “Doenças Sexualmente Transmissíveis” como lesões pelo vírus HPV, herpes, candidose (conhecida popularmente como “sapinho”), monucleose infecciosa (conhecida como “doença do beijo profundo”), além de outras condições infecciosas como gripe e até mesmo tuberculose – sem falar da hepatite B (que pode até evoluir para o câncer de fígado), esclarece Juliana Hirsch. 

“De acordo com um estudo do British Medical Journal, beijar várias pessoas no mesmo dia aumenta em até quatro vezes o risco de contrair meningite”, resume a especialista.

Ainda segundo a dentista, isso pode ocorrer porque apenas em uma única gota de saliva que se troca num beijo podem existir cerca de 2 bilhões de bactérias. “É bom deixar claro que o vírus HIV causador da AIDS geralmente não é transmitida pelo beijo. Somente pode ocorrer o contágio caso ocorra sangramento ou feridas bucais abertas”, diz Juliana, lembrando que apesar de milhões de bactérias serem trocadas durante o beijo, desde que os indivíduos estejam saudáveis, beijar é muito seguro, principalmente numa data tão bonita como a do dia dos namorados. “As pessoas devem sim, namorar e serem felizes” brinca a dentista que detalha: cerca de 29 músculos faciais entram em ação durante o beijo, sendo que 17 são da língua. E o tato nos lábios é 200 vezes mais forte que nos dedos. “Por isso beijar é tão prazeroso”, explica. 

Por isso, Juliana Hirsch ressalta que tudo pode no beijo, desde que com consciência. Pode beijar, pode comer doce, desde que mantenha a consciência do quanto é importante manter a higiene bucal equilibrada. 

“Sempre brinco com os pacientes que sou muito chata com limpeza. Pra mim, uma das consultas mais importantes na odontologia é a de limpeza, onde podemos ver se o paciente está com dificuldades na higienização e orientá-lo. É incrível ver uma pessoa mudar seus hábitos e criar uma relação amigável com a higiene bucal e com a ida ao dentista. A visita ao dentista não precisa ser ruim, não precisa doer. E, mantendo um acompanhamento, pode ser só a cada seis meses e ainda com direito a cadeira de massagem, música ambiente, e fone de ouvido que cancela os ruídos exteriores" diz a dentista.

O beijo, portanto, pode ser um ótimo aliado aos adeptos da prática, permitindo que não só na data do Dia dos namorados, mas durante toda vida seja uma prática de carinho trocado com o parceiro (a). Vale ressaltar, porém, que a higiene é muito importante para que os beijoqueiros guardem apenas as boas lembranças desta data especial. “Para conservar um hálito sempre fresco e uma boca saudável não basta só escovar os dentes”, diz a especialista.[www.hirschclinica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira