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09/06/2015 - 06:54

Nova/sb lança metodologia inédita para alcançar popularidade de marcas, produtos e causas

A nova/sb, uma das maiores agências de publicidade do país desenvolveu, uma metodologia de marketing que desvenda o caminho para alcançar a popularidade. O método que ganhou o nome de popsynergy® tem como fundamento evidências científicas e usa como base tecnologias avançadas.

Com investimento de 2,5 milhões de reais, o popsynergy® possibilita o diagnóstico preciso para o planejamento da comunicação. A metodologia visa apontar o caminho mais assertivo para o crescimento e o ganho de escala, de marcas, produtos, negócios, causas ou ideias a atingirem a popularidade.

“Hoje, os desafios de comunicação estão cada vez mais complexos e inéditos. Da mesma forma, inéditas deve ser as soluções. E para isto, mais do que nunca inovação é o caminho, o melhor caminho. O popsynergy é uma tradução literal disto. Nós estamos certos de que temos algo inovador, revolucionário e altamente eficaz”, relata Bob Vieira da Costa, diretor- presidente da nova/sb.

No total mais de 100 profissionais foram envolvidos, durante um ano, no projeto, incluindo uma renomada equipe científica. Ao todo 22 acadêmicos participaram da concepção do popsynergy®, entre os quais estão mestres, doutores e especialistas da Universidade de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Universidade do Porto, Universidade de Bath e Universidade de Barcelona.

Ferramentas que suportam o popsynergy® —A metodologia conta com quatro ferramentas que foram idealizadas para a nova/sb, entre elas, o PopResearch, que organiza e sistematiza todo o universo de pesquisa e dados da agência. A nova/sb é a primeira e única agência do mundo a utilizar essa solução que foi planejada com exclusividade pela Amazon.

O método conta ainda com o Pulso, pesquisas qualitativas semanais, realizadas durante todo o ano que levantam insights e exploram soluções de comunicação. O Data Táxi é outra ferramenta do popsynergy®, no qual também são realizadas análises qualitativas, com diferencial de ocorrerem dentro de um táxi. O formato permite que sejam coletadas tendências emergentes e o boca a boca das ruas.

O diagnóstico é apresentado pelo TRIIIM, a quarta e principal ferramenta do popsynergy®, que consolida o resultado e define a ideia síntese que deverá ser trabalhada pela criação da agência. A conclusão é baseada em três fatores decisivos: informação, impacto e importância. A partir de uma modelagem estatística, são apresentados os dados onde a comunicação deve investir os seus esforços. Esse modelo desenvolvido pela nova/sb consegue explicar 76,8% da popularidade, ou seja, através da metodologia é possível chegar à conclusão mais assertiva para a comunicação e com isso alcançar melhores resultados na comunicação.

Como crescer na Crise —Junto com o lançamento da metodologia a nova/sb revela o estudo: Como Crescer na Crise, que teve como base o popsynergy®. Os dados da pesquisa apresentam conclusões sobre um novo consumidor e mostram que existem oportunidades de crescimento para marcas e empresas mesmo com um cenário de desaceleração econômica. As informações foram colhidas entre março e abril de 2015, e a conclusão foi realizada com base em 6000 entrevistas realizadas em todo o país.

O consumidor brasileiro não está mais agindo por impulso na hora da compra. Segundo o estudo Como Crescer na Crise, 59% dos entrevistados declararam que já começaram a cortar os gastos mensais e 39% revelaram que planejam suas compras. Com isso um antigo comportamento em tempos de inflação retornou ao hábito, 56% dos brasileiros declaram que voltaram a fazer compras de mês e 59% diz que recorre a listas para abastecer mensalmente a dispensa, e assim controlar os gastos.

Além de se planejar mais o novo consumidor, está à procura de valor e não apenas de bons preços. O custo ainda é um fator relevante e decisivo, mas preço baixo apenas não é o que determina a compra. Para os entrevistados o verdadeiro valor está em encontrar um produto de alta qualidade com um preço reduzido. Com isso, 56% declaram que o foco na hora de consumir é conseguir equilibrar o menor preço com o produto que já está habituado.

Conclusões —Oportunidades de crescimento —Com base no diagnóstico desse novo consumidor, o estudo aponta como agir para crescer no momento de diminuição do poder de compra. Tendo como referência a nova metodologia exclusiva nova/sb, o modelo popsynergy®, a conclusão da pesquisa relata oportunidades através da identificação de três fatores: informação, importância e impacto.

Nesse período de instabilidade o consumidor procura segurança, com isso trabalhar a informação precisa é de extrema importância, para que seja percebida a qualidade de produtos e serviços. O estudo concluiu que é fundamental deixar o consumidor seguro para comprar. Algumas formas de colocar essa questão em prática seriam: investir em canais de comunicação e solução de dúvidas, selos de certificação e garantias, programas de recompra de usados. No caso de produtos de alto valor, vale ainda criar alternativas de proteção contra perda de emprego e ainda proteção contra desvalorização, no caso de imóveis.

O estudo também identificou o que é importante para o consumidor nesse momento. Um dos campos mais relevantes para os entrevistados é o consumo dentro de casa, já que entre as áreas mais suscetíveis a cortes estão gastos com entretenimento e comida fora de casa.

Com esse diagnóstico é possível identificar algumas oportunidades de negócios como investimentos nos setores de: alimentos para preparo doméstico, lazer em casa (internet, TV a cabo, filmes e música) e produtos premium para consumo doméstico.

Como consequência desse cenário, o consumidor identifica que é vantajoso investir tempo em tarefas que ele possa fazer em vez de ter gastos com mão de obra. Com isso também surgem oportunidades para os segmentos de casa e decoração. Uma dica para esse setor, conhecido como Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo é investir em vídeos tutoriais e materiais educativos para explorar novas modalidades de serviços.

A nova/sb está entre as maiores agências de publicidade do País. Conta com escritórios completos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais.

No portfólio tem clientes como Caixa, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado do Rio, BNDES, Rede Record, Metrô – SP, Piracanjuba, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sebrae, Banco Central e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até hoje é a única agência brasileira convidada pela OMS para participar de suas concorrências e já realizou campanhas para o Dia Mundial do Doador de Sangue, uso indiscriminado de medicamentos e Dia Mundial Sem Tabaco. As peças foram veiculadas em cerca de 200 países.

Dentre os projetos próprios que reforçam seu posicionamento de Comunicação de Interesse Público (CIP), vale destacar a exposição “Propagandas de Cigarro —Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas”, trazida dos Estados Unidos para o Brasil; a realização da primeira agência pop-up do País, a nova/batata, que durante 3 meses atendeu gratuitamente comerciantes do Largo da Batata; e o prêmio Leão Verde Social, que selecionou ideias que melhorassem a vida das pessoas nas grandes cidades.

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