Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2015 - 09:01

Usina biotérmica levará energia limpa a mais de 200 mil pessoas no Rio Grande do Sul


A empresa Solví Valorização Energética (SVE), do grupo Solví, e a divisão de Distributed Power da GE anunciam projeto de usina Biotérmica movida a biogás de aterro no município de Minas do Leão, no Rio Grande do Sul. A empresa escolhida para o projeto foi a Biotérmica Energia, empresa do Grupo Solví e Copelmi, que construíram a primeira planta no estado a gerar eletricidade a partir do biogás do lixo urbano depositado em aterro sanitário. O projeto completo soma investimentos superiores a R$ 30 milhões e, inicialmente, terá capacidade de geração de 8,5MW – podendo chegar a 17 megawatts (MW), ou o suficiente para atender a uma cidade de cerca de 200 mil habitantes.

O Aterro de Minas do Leão, operado pela empresa Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos-CRVR, empresa também pertencente o Grupo Solví e a Copelmi, recebe diariamente 3,5 mil toneladas de resíduos urbanos provenientes de Porto Alegre e outros 130 municípios do Rio Grande do Sul. O biogás extraído do aterro é tratado com tecnologias avançadas de tratamento e encaminhado para combustão em 6 motores GE Jenbacher de 1.4 MW de potência (modelo JGC 420). Os motores GE Jenbacher movidos a biogás de aterro foram desenvolvidos para funcionar a plena carga e com alta eficiência mesmo havendo baixo valor de aquecimento e flutuações de qualidade e de pressão do gás, fatores que impactam diretamente na taxa de geração de energia. Adicionalmente, o equipamento conta com a tecnologia Leanox, que reduz a emissão de gases de escape.

Ao evitar a queima e lançamento do metano presente no biogás na atmosfera—processo usualmente realizado em aterros sanitários — a termelétrica de Minas do Leão evitará que 170 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) sejam emitidos anualmente. “O projeto da Biotérmica Energia é ambientalmente correto e sustentável. A partir do aterro sanitário de Minas do Leão temos a matéria-prima para gerar energia limpa e renovável, o que ajudará a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e a preservar a fauna e flora da região”, comenta Carlos Bezerra, Diretor da Solví Valorização Energética (SVE). O projeto da usina Biotérmica Energia é anunciado em um momento em que o país investe em novos meios para geração de energia, buscando combustíveis que possam operar em complementaridade às usinas hidrelétricas e que, paralelamente, reduzam a dependência pelo sistema elétrico central, adotando o modelo conhecido como geração distribuída ou geração descentralizada. Neste modelo, a energia é gerada próximo ao ponto de consumo, o que evita o investimento em grandes usinas geradoras e reduz as perdas em extensas linhas de transmissão e distribuição.

“Gerar energia próximo ao ponto de uso é um meio bastante eficiente de levar resiliência, estabilidade e segurança ao grid. Este é um modelo bastante utilizado mundialmente e no qual o Brasil começa a investir a fim de superar seus desafios energéticos”, comenta Juan Galan, líder da divisão de Distributed Power da GE para o mercado brasileiro.

Globalmente a GE estima que a capacidade de instalação de sistemas de geração distribuída irá aumentar de 218 GW em 2012 para 272 GW em 2020, o que representa um incremento de 54 GW ou 2,8% ao ano. Na Brasil, a empresa estima que as tecnologias de geração distribuída possam acrescentar 4,2 GW de energia ao sistema elétrico em apenas 24 meses, o que seria suficiente para levar energia a mais de 12 milhões de habitantes, ou o equivalente a uma cidade como São Paulo. Sobre a Solví

A Solví é um Grupo formado por mais de 50 empresas reconhecidas por atuar com alta responsabilidade e excelência nos segmentos de Resíduos, Saneamento, Valorização Energética e Engenharia. Dentre estas empresas está a Solví Valorização de Resíduos -SVE empresa responsável pelo segmento de energia renovável dentro do grupo via construção e operação de Centrais de Geração de energia.

O Grupo Solví, desde que começou sua história, em 2006, tem o desejo de construir o maior e melhor Grupo de empresas de engenharia ambiental, oferecendo ao mercado serviços integrados, diferenciados e inovadores. Por meio da qualidade, ética e responsabilidade social, o Grupo Solví chegou hoje a uma estrutura com mais de 25 mil colaboradores, atendendo mais de 250 cidades do Brasil, além de 16 municípios no Peru, com o compromisso trabalhar para o bem das pessoas e para o bem do planeta, entregando soluções para a vida.

Perfil—A CopelmI é uma empresa nacional voltada à produção de carvão mineral. Maior mineradora privada de carvão no País, a Copelmi detém 80% do mercado industrial e 18% do total do mercado de carvão mineral nacional. A flexibilidade da sua produção possibilita um elenco diversificado de produtos, capaz de atender desde o mercado termelétrico até outras indústrias, como petroquímica, celulose, alimentação e cimento.Em sua atuação, a COPELMI segue rígidos critérios de responsabilidade socioambiental. Garante a proteção e manutenção da saúde de seus funcionários, oferecendo as melhores condições de trabalho. Esta preocupação se estende às localidades de extração, onde a COPELMI promove o bem-estar social, estabelecendo parcerias com suas comunidades

Perfil—A GE combina os universos físico e digital de uma maneira que nenhuma outra empresa é capaz. Ela se dedica a imaginar coisas que outros não conseguem, a construir soluções que outros não podem e a criar inovações para fazer o mundo funcionar melhor. Em seus laboratórios, em suas fábricas e junto de seus clientes, a GE está inventando a próxima era industrial para construir, mover, gerar energia e trazer mais saúde para o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira