Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2015 - 09:09

Manoel Dias defende o protagonismo do Brasil na OIT


Geração de empregos e Trabalho Decente pautaram o discurso do ministro na plenária da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra.

Brasília—O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, defendeu no dia 09 de junho(terça-feira), na Organização Internacional do Trabalho (OIT), o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de políticas laborais associadas à justiça social. O discurso aconteceu durante a sessão plenária da 104º Conferência Internacional do Trabalho em Genebra, na Suíça. “A trajetória brasileira mostra que existem muitas vias para o desenvolvimento. Precisamos evidenciar a urgente necessidade de avançar nos esforços de inclusão de milhões de pessoas que ainda estão em condições de pobreza e fora do mercado de trabalho por todo o mundo. O Brasil está presente para mostrar o caminho”, ressaltou Dias.

Para o ministro, o país conseguiu internacionalizar o conceito de trabalho decente em conjunto com a criação, desde 2004, de mais de 1 milhão de postos de trabalho formal ao ano. “Nos últimos 11 anos assinamos mais de 11 milhões de carteiras de trabalho. A cobertura social previdenciária, em função desse forte ciclo, também se expandiu. Em 2014, o Brasil atingiu a menor taxa de desemprego anual da história do país, de 4,8%. O salário mínimo acumula, nestes últimos 12 anos, ganho real de 75% acima da inflação”, destacou, ao pontuar que a transição da economia informal para a formalidade serve como estímulo para impulsionar ainda mais a economia brasileira.

“A garantia dos empregos com qualidade e seguros foi alcançada a partir da estruturação de grupos como o Comitê Executivo Interministerial da Agenda Nacional de Trabalho Decente, dos Subcomitês de Juventude, Igualdade de Gênero, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência e do Subcomitê de Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos, que atuou na organização da Copa do Mundo de Futebol e vem trabalhando com afinco na preparação dos Jogos Olímpicos, que o Brasil sediará no ano de 2016”, completou o ministro.

Diante de delegados dos 185 países-membros da OIT, Manoel Dias declarou ainda ser imprescindível enfrentar o desafio de promover sistemas de proteção social cada vez mais inclusivos, justos e sustentáveis. “Preocupa o crescimento da desigualdade, tanto entre países quanto no interior deles. Felizmente, as políticas sociais e econômicas integradas que temos aplicado contribuíram para a redução da desigualdade ao longo da década no Brasil”, concluiu.

O presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, também discursou no evento. À noite, a presidência da 104º Conferência Internacional do Trabalho ofereceu um coquetel a todos os participantes.

Programação—Na Reunião Bilateral com o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social de Portugal, Pedro Mota Soares, Manoel Dias assinou um memorando de entendimento para cooperação entre as duas instituições, que estabelece mecanismos para a execução de programas de trabalho e emprego, especialmente nas áreas de inspeção do trabalho, segurança e saúde no trabalho, emigrações laborais com incidência na modernização e fortalecimento dos países.|MTE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira