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AACD e SBT lançam o Teleton 2006

Maratona televisiva com 27 horas de programação ao vivo entre 10 e 11 de novembro tem como meta superar os R$ 16,2 milhões arrecadados no ano passado; campanha publicitária desenvolvida pela McCann Erickson tem como tema Oportunidade e visa conscientizar o público da importância de ajudar à criança deficiente .

Com o objetivo de superar a faixa de R$ 16,2 milhões arrecadados no ano passado, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) lançam o Teleton 2006, nona edição da maratona televisiva que arrecada recursos para a causa da deficiência física. Serão 27 horas de programação ao vivo, das 21 horas do dia 10 de novembro à 1 hora do dia 12 de novembro.

"O Teleton está consolidado como a maior plataforma de comunicação social, não só pelo significativo número de horas no ar, mas principalmente pelos altos valores arrecadados e pela mobilização de milhares de pessoas em todas as regiões do País em prol de uma causa nobre. O programa já possibilitou o atendimento de 5 milhões de crianças portadoras de necessidades especiais", afirma Angelo Franzão Neto, vice-presidente voluntário da AACD e diretor-geral do Teleton.

O projeto, iniciado em 1998, tem arrecadação destinada para a construção de novas unidades da AACD e manutenção dos centros de reabilitação da entidade já existentes. Com os recursos arrecadados em 2005, por exemplo, que será inaugurada no TELETON deste ano a AACD Joinville, que tem capacidade de 150 atendimentos por dia. Para Franzão, a parceria com o SBT, motivada pelo engajamento do empresário e apresentador Silvio Santos com a causa da deficiência física, e o apoio e patrocínio de grandes empresas são os principais fatores de sucesso de quase uma década do Teleton.

Uma campanha publicitária feita para levar o público a refletir sobre a importância de ajudar a AACD começa a ser veiculada esta semana. Desenvolvida pela agência McCann Erickson, a ação tem como tema "Oportunidade" e é composta de comerciais para TV e salas de cinema, spot de rádios e anúncios em jornais, revistas, outdoor e painéis eletrônicos.

Com direção de criação de Adriana Cury e Eduardo Hernandez, o filme começa com a tela fechada em uma moça que fala de diferentes tipos abraços, enquanto gesticula para ajudar na descrição de cada um deles. No final, a moça diz que existem muitas pessoas que sonham em receber abraços, enquanto que ela sonha em dar um. Neste momento, a tela se abre e é possível perceber que outra garota atrás da moça era quem gesticulava, pois ela é portadora de necessidades especiais e não possui antebraço. O desfecho fica com a mensagem: "A gente transforma doação em oportunidade" junto com o as logomarcas do Teleton e dos patrocinadores.

Cotas de patrocínio - O Teleton 2006 oferece oito cotas de patrocínio que compreendem ações de merchandising, menções de agradecimento com inserções da marca no alto e no rodapé do vídeo, exibição de filme institucional do patrocinador, exposição da marca nos cenários durante a maratona, assinatura das peças da campanha de divulgação e licenciamento da marca TELETON pelo período de 60 dias.

Cada cota inclui a entrega do cheque simbólico de doação ao vivo para o empresário e apresentador Silvio Santos, principal ação de merchandising da maratona. Cotas customizadas também podem ser negociadas. "Elaboramos as cotas de patrocínio de modo a privilegiar o envolvimento da marca em toda a programação do Teleton, ressaltando a preocupação do patrocinador com causas de responsabilidade social", explica Franzão.

O Teleton também permite atividades comerciais que possibilitam mobilizar funcionários. Entre elas estão: ações promocionais envolvendo o boneco Tonzinho e o CD Infantil do TELETON. Outra opção é o patrocínio dos eventos que estarão ocorrendo paralelamente ao programa com link ao vivo como Corrente do Bem, Faço Tudo pelo Teleton, Movimenta Brasil, entre outros.

Novidades deste ano - O Teleton 2006 tem como padrinhos a apresentadora Hebe Camargo e o cantor Daniel e como embaixadora a cantora Ivete Sangalo. Também já confirmaram presença artistas de várias emissoras como Gugu, Ratinho, Adriane Galisteu, Ana Paula Padrão Celso Portioli, Daniela Mercury, Agnaldo Timoteo, Wanessa Camargo, Preta Gil, Adriane Galisteu, Raul Gil, Gilberto Barros, Marcelo Resende e Otávio Mesquita, entre muitos outros.

Uma novidade é a TONFashion, coleção de camisas criadas pelo estilista Amir Slama especialmente para o projeto. Resultado de parceria com a Marisol, a coleção é formada por nove modelos e 15% do valor da venda de qualquer pela da coleção será revertida para o Teleton. Todos os artistas que participarão da campanha usarão uma camiseta TONFashion. O lançamento das camisas que estarão à venda nas lojas Marisol em todo o País acontece em desfile durante o Teleton.

Outro destaque é a campanha Um Mais Um, uma oportunidade para que empresas de todos os portes possam ajudar ao Teleton. A mecânica é a seguinte: a cada um real doado pelo funcionário, a empresa também doará um real. Não há regras pré-estabelecidas para a doação, ou seja, a empresa pode escolher a forma que melhor se adapte a sua estrutura, como por exemplo, o desconto automático em folha de pagamento, caixinhas de arrecadação no refeitório ou doação para uma comissão voluntária. A duração da campanha também é decidida pela empresa e varia entre três, seis ou 12 meses. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o Teleton empresa participante poderá ser sorteada para entregar a doação ao vivo nos dias 10 e 11 de novembro. Mais informações www.teleton.org.br/ummaisum.

O Teleton 2006 também lança um “Manifesto pela Oportunidade” com o objetivo de propor um diálogo franco, buscando que as pessoas se manifestem sobre o tema. “Oportunidade é a chave para que todo mundo possa desenvolver o seu potencial, para que todos possam desenvolver um mundo melhor, para se ter uma sociedade justa e igualitária. Nossa missão é buscar apoio de parceiros e de toda população para ajudar o deficiente físico a desenvolver todo seu potencial artístico, intelectual, físico e humano. Doe ‘oportunidade’. Afinal, ninguém alcança seu sonho sozinho”, diz o texto do manifesto feito pela MacCann Erickson para a AACD.

A Corrente do Bem, ação que acontece nas escolas de ensino médio com o objetivo de incentivar a inclusão de crianças em projeto sociais, volta este ano. Trata-se de uma campanha de arrecadação de recursos destinados ao Teleton que gera uma mobilização de toda a sociedade em prol das pessoas com necessidades especiais.

Mais sobre o Teleton - Maratona televisiva que visa arrecadar recursos para a causa dos deficientes físicos, o Teleton chega a sua nona edição em 2006 com o feito de ter possibilitado a construção de seis novas unidades da AACD, além de reformas e manutenção em outros centros de reabilitação da entidade.

Detentora há 25 anos dos direitos no Brasil sobre a marca Teleton, a AACD realiza parceria com o SBT para a produção e veiculação da programação do Teleton. Além do Brasil, a maratona televisa criada há 41 anos pelo ator Jerry Lewis acontece em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul.

A primeira edição brasileira do Teleton, em 1998, arrecadou R$ 14,8 milhões, que foram utilizados para construir e equipar o centro de reabilitação da AACD Pernambuco, hoje em franco funcionamento.

O Teleton de 1999 recebeu R$ 10,1 milhões que foram aplicados na construção do centro da AACD – Rio Grande do Sul. Já a maratona de 2000 conseguiu arrecadar R$ 10,2 mil e, graças a esses recursos, foi construída a AACD - Minas Gerais.

A manutenção dos centros já existentes, bem como para a ampliação do número de atendimentos na AACD Sede, em São Paulo, que ganhou mais 11 mil metros quadrados, foram os destinos dos R$ 11,8 milhões arrecadados pelo Teleton em 2001.

Na maratona de 2002, houve a arrecadação de cerca de R$ 16 milhões e parte destes recursos foram utilizados para a construção da AACD - Osasco. Em 2003, o Teleton alcançou a marca dos R$ 15 milhões sendo o Rio de Janeiro o estado escolhido para sediar mais um centro de reabilitação.

Com receita de R$ 16,6 milhões, o Teleton 2004 permitiu fazer a manutenção dos sete centros existentes na ocasião. Além disso, parte do dinheiro arrecadado foi aplicado na ampliação, em 1.250 metros quadrados, do Hospital Abreu Sodré, em São Paulo, onde foram construídos 18 apartamentos, em cinco pavimentos. Além disto, outra parte do valor foi aplicada na ampliação, em 40%, dos quartos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do mesmo hospital.

No ano passado, o programa foi responsável pela arrecadação de R$ 16,1 milhões que estão sendo investidos na AACD – Joinville (SC), inaugurada no Teleton.

Perfil AACD - A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente - é uma instituição filantrópica especializada no tratamento de deficientes físicos. Mantém um amplo serviço de assistência médica, pedagógica e social voltado, principalmente, às crianças e adolescentes, promovendo a reabilitação e reintegração social dessas pessoas. Hoje, 96% das pessoas atendidas em consultas e terapias, na AACD, nada pagam pelo tratamento.

São realizados, na instituição, cerca de cinco mil atendimentos por dia em suas oito unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Pernambuco, AACD Minas Gerais, AACD Rio Grande do Sul, AACD Rio de Janeiro e a AACD – Joinville.

A entidade foi fundada em 1950, pelo médico Renato da Costa Bomfim, com o objetivo de tratar e reabilitar vítimas de Paralisia Infantil, doença que vitimava grande parcela da população na década de 50. Com o tempo, a Associação se especializou no tratamento de deficiências físicas que comprometem o aparelho locomotor. No ano 2000, quando completou meio século de vida, a AACD mudou de nome graças a um plebiscito feito entre pacientes, que consideraram o nome original – Associação de Assistência à Criança Defeituosa - inadequado.

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