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Montadoras investem nos carros a GNV

A alta no preço dos combustíveis tem gerado uma forte tendência para a procura dos veículos econômicos. As descobertas e estudos de novos combustíveis continuam, mas as montadoras não estão paradas quando o assunto é atender a demanda e a necessidade do cliente. Fiat, Volkswagen e General Motors são algumas das marcas que decidiram apostar nos novos modelos multicombustíveis. O lançamento mais recente é o Fiat Siena Tetrafuel, o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado, gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool), gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa, e Gás Natural Veicular (GNV).

E não pára por aí: o novo Polo Sedan da Volkswagen acaba de chegar ao mercado e garante que tem o mais avançado sistema de conversão GNV. A White Martins, líder no mercado nacional de GNV e maior fabricante de cilindros de alta pressão na América Latina, irá fornecer cilindros e kits de conversão a GNV. Mas outros modelos de kits também poderão ser encontrados nas concessionárias VW, nos modelos Gol, Parati, Saveiro, Polo Hatch e Kombi. Todos os carros convertidos para GNV da Volkswagen são triflex (funcionam a álcool, gasolina e GNV).

Pioneira na iniciativa, em 2004, a GM lançou o modelo o Astra Sedã Multipower 2.0, o primeiro veículo no mundo produzido em série com capacidade para rodar com os combustíveis álcool e/ou gasolina - em qualquer combinação entre os dois - e ainda com o GNV. O modelo é equipado com o excelente motor 2.0 litros 8 válvulas e oferece a garantia Chevrolet de fábrica.

Neste mercado, parece que as novidades só começaram. Recentemente, durante Mostra de Engenharia do XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, em São Paulo, a principal atração da feira foram os sistemas bicombustíveis para caminhões, ônibus e motor-geradores, que permitem ao motor funcionar com diesel ou GNV. É o Multifuel Diesel+Gás, desenvolvido pela empresa Delphi em parceria com a Volkswagen caminhões e com a MWM International Motores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a frota de veículos a GNV cresceu 21% relativamente ao ano passado, enquanto o consumo de GNV, até julho deste ano, cresceu 18,5% comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Atualmente o Brasil possui a segunda maior frota de veículos movidos a gás do mundo, perdendo apenas para a Argentina.| Por GNV News/GasNet

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