Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2015 - 07:56

ABIEC assina acordo de cooperação com China


Bao Junkai, secretário-geral da CIQA, e Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC, assinam acordo de cooperação comercial para troca de informação entre os países

Troca de informações contribuirá para ampliação do comércio entre os dois países.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne(ABIEC) assinou, no dia 10 de junho(quarta-feira), um acordo de cooperação comercial com a CIQA - Associação de Inspeção e Quarentena da China, órgão vinculado à Administração de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), que por sua vez equivale à Secretaria de Defesa Agropecuária brasileira.

O acordo prevê a cooperação na troca de informações e contribuirá para a ampliação do comércio entre os dois países. “A China é um mercado de fundamental importância para o Brasil. Além da abertura desse mercado, é necessário unirmos esforços para restabelecer as bases de contatos empresariais e a confiança do consumidor chinês no nosso produto”, afirma o diretor-executivo da ABIEC, Fernando Sampaio.

Desde dezembro de 2012, a carne bovina brasileira sofria embargo da China, em função de um caso de BSE atípico (vaca louca) registrado no Paraná. Em 2014, durante visita do Presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, foi anunciado o fim do embargo, encerrando o caso em termos políticos, mas deixando pendente a regularização no âmbito técnico. Em maio último, com a visita do Primeiro-ministro Li Keqiang ao país, foram sanadas as pendências sanitárias que restavam e assinado um protocolo que permite a retomada das exportações dos oito frigoríficos que já exportavam antes do embargo.

A assinatura do acordo aconteceu durante a FMA China 2015—The Exhibition and Safety & Quality Forum of China International Food, Meat and Aquatic Product, evento realizado pela CIQA que acontece de 10 a 12 de junho(quarta a sexta-feira), em Xangai. A ABIEC participa da feira a convite da CIQA. Como parte da programação da FMA, a ABIEC também esteve presente em um seminário sobre legislação e normas sanitárias para exportar à China.

Ainda no país, a ABIEC participa de uma série de visitas técnicas com órgãos oficiais e entidades chinesas, em Beijing. A missão técnica é organizada pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceira da ABIEC no projeto Brazilian Beef.

Abertura da feira chinesa FMA; ABIEC participa do evento como convidada da CIQA.

ABIEC [www.abiec.com.br], criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 25 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz 10 milhões de toneladas de carne bovina, 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o país registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações, atingindo o recorde histórico de US$ 7,2 bilhões em faturamento em 2014 e consolidando a posição de maior exportador mundial de carne bovina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira