Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2008 - 09:21

Seguradora Brasileira Rural oferece seguro para Florestas

O mercado brasileiro de seguros para florestas tem um grande potencial para desenvolver-se. Prova disso é que a evolução da produção de produtos oriundos de florestas plantadas tem sido crescente e as exportações têm registrado crescimentos constantes.

As ocorrências de incêndio, raio, seca, granizo, geada, ventos fortes e variações constantes de temperatura, podem gerar prejuízos financeiros e ambientais gigantescos em áreas de reflorestamento. Porém, as áreas de cultivo, predominantemente formadas por eucaliptos, pinos e seringueiras, ocupam cerca de 5,5 milhões de hectares e aproximadamente 10% dessas áreas possuem algum tipo de cobertura de risco. Atenta a este nicho de mercado, a Seguradora Brasileira Rural oferece coberturas para estes riscos, principalmente para Incêndio, já que essa ocorrência é a que registra o maior volume de sinistros.

O Governo Federal, preocupado com a exposição de riscos desse segmento, implementou como apoio para a aquisição do seguro florestal para estas áreas, acesso ao Programa de Subvenção quando do pagamento do prêmio do seguro contratado. O Governo paga à seguradora, no caso da modalidade de Florestas, 30% do valor do prêmio do seguro, ficando a cargo do produtor, em média, 70% do valor do prêmio do seguro contratado, cuja taxa varia de 0,5% a 2,5% do capital segurado. Esse benefício tem como limite de acesso para o produtor pessoa física ou jurídica, o valor de R$ 32.000,00 em subvenção, ou seja, equivale a contratação de cobertura para aproximadamente 2800 hectares.

Para Geraldo Mafra, diretor comercial da Seguradora Brasileira Rural, o baixo índice de cobertura preocupa, mas ao mesmo tempo deve servir de estímulo para impulsionar o crescimento do setor. "Grupos internacionais e grandes empresas brasileiras que investem no reflorestamento não abrem mão da tranqüilidade que o seguro floresta proporciona. Já o pequeno e o médio produtor brasileiro ainda passam por um processo de conscientização, mas a adesão está crescendo de forma considerável", observa.

Perfil da Seguradora - A Seguradora Brasileira Rural alcançou em 2006 um faturamento de R$ 21,5 milhões, alavancando o setor de seguro rural como um dos mais promissores do mercado de risco. Isso permitiu que a Brasileira Rural obtivesse um market share de 11% no seguro agrícola, 100% no pecuário, 58% no de floresta e 64% no de animais.

Os setores de atuação da Seguradora são agrícola, animais, floresta, aquícola, benfeitorias, produtos agropecuários, penhor rural e CPR – Cédula do Produto Rural.

Como controladora da Seguradora Brasileira Rural está a UBF Garantias & Seguros, cujo desempenho pode ser atestado pelo seu elevado rating: por dois anos consecutivos, a Fitch Atlantic Ratings afirmou o rating Nacional de Força Financeira de Seguradora A- (bra) da UBF, incluindo os resultados da Seguradora Brasileira Rural, ambas fazem parte da holding “SBF Participações Ltda”, formada por três sócios, com as seguintes participações: . 45% - Swiss Re (www.swissre.com | . 45% - Enhance Financial Service, empresa adquirida pela Radian Group (www.radiangroupinc.com) | . 10% - Investidores nacionais

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira