Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2015 - 06:46

Cristo fica vermelho em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue

No domingo [14 de junho] — Dia Mundial do Doador de Sangue, o Cristo Redentor será iluminado, das 18h às 19h, pela cor vermelha, em homenagem a todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para serem doadoras voluntárias. A ação, fruto da parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Hemorio e o Viva Rio, através da campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota”, objetiva incentivar e sensibilizar a população a doar sangue.

A Coordenadora do programa de Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias, explica que doar sangue é fácil, rápido e não dói. Um gesto simples, que pode salvar até três vidas.

— Queremos que as pessoas desenvolvam o hábito de doar sangue, não apenas em situações de emergência. A vida de quem precisa de sangue depende disso e não pode esperar, destaca.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil não chega a 2%: são apenas 3,6 milhões bolsas de sangue por ano.

O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, lembra que a doação é um ato de amor à vida:

— Jesus derramou todo o seu sangue na cruz, pela salvação da humanidade. Ele não se poupou e nós devemos seguir o seu exemplo. Apenas um pouco do nosso sangue pode restituir a saúde a alguém e até mesmo salvar vidas. Esse voluntariado é próprio de quem ama,— afirma.

Qualquer pessoa com peso acima de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Mulheres precisam respeitar o intervalo de três meses entre as doações e homens, de dois meses.

A campanha—O “Salvando Vidas, Gota a Gota” é uma das ações do Voluntariado do Viva Rio, que já encaminhou mais de três mil doadores aos hemocentros da cidade. A ação é desenvolvida em parceira com a prefeitura, hemocentros, associações comunitárias, igrejas e empresas.

A data marca o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1930, pelo descobrimento do sistema AOB de tipagem sanguínea.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira