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13/06/2015 - 06:58

Primeira IMS Digital Sessions

Mostra como a Nova Jornada do Consumidor está revolucionando a estratégia de comunicação das marcas. Conectar-se de forma única, exclusiva, momento correto por meio de um caminho multifacetado e multiplaraforma é a tendência.

São Paulo— A IMS Internet Media Services (IMS), maior hub de mídias digitais da América Latina realizou pela primeira vez no Brasil o IMS Digital Sessions reunindo mais de 200 profissionais de mídia, de anunciantes e agências de publicidade para debater as novas tendências da publicidade levando em consideração a Jornada do Consumidor.

Durante o encontro, Maren Lau, CMO da IMS, apresentou as mudanças pelas quais as marcas passaram para ao divulgar um produto ou serviço nos últimos anos. "Temos, hoje em dia, um novo consumidor —hiperconectado — que domina as novas tecnologias, coexiste com as múltiplas plataformas de maneira simultânea, está disposto a trocar informações pessoais por informações relevantes e é influenciado por redes sociais. Sabe que suas publicações têm impacto real em sua comunidade, busca relação direta com as marcas e quer cada vez mais participar" comentou ela.

Eduardo Carneiro, diretor da ComScore, apresentou pesquisa realizada em janeiro deste ano, pela ComScore em parceria com a IMS Mobile América Latina, que mostrou que nove entre dez latino-americanos conectados à internet utilizam dispositivos móveis regularmente. O estudo revelou também que o brasileiro está cada vez mais acessando conteúdos on line, 22% dos entrevistados afirmam consumir mídia pelo menos três horas por dia, pelo celular, enquanto metade dos entrevistados consomem mídias off line como jornais e revistas apenas três horas por semana. Os aplicativos são usados por 98% dos brasileiros, eles têm muito interesse por essa plataforma. O Brasil é um dos países onde os usuários passam mais tempo em apps stores. O brasileiro e o latino-americano são early adopters, eles também são recordistas em tempo que passam on line. Isso mostra um novo desafio para lidar com audiências conectadas e criar maneiras diferentes de interação com o consumidor.

Como tendência, o estudo mostrou que já este ano, na América Latina, 40% dos dispositivos móveis serão smartphones. No Brasil serão 35,8%. Hoje o ambiente digital na América Latina tem 400 milhões de usuários e só no Brasil há 100 milhões. Os dados revelam que a América Latina é relevante, a região tem 10,5% da audiência internet no mundo e Brasil tem 35% da audiência da América Latina. A guerra das telas está sendo vencida pelos dispositivos móveis. As redes sociais têm 95% de penetração na América e no Brasil.

Max Petrucci, CEO da agência full service Garage, adquirida no ano passado pelo IMS Group, falou sobre o novo horário nobre do consumidor, "O modelo de entretenimento está mudando, as palavras mágicas são mobile e social." Ele observa que esse novo horário nobre está pulverizado no cotidiano, em momentos em que as pessoas exploram lugares, mantém-se informadas, escutam músicas, assistem televisão, estão em movimento ou procuram emprego. O consumidor faz tudo isso com aplicativos através de seu smartphone.

Imagine a seguinte jornada: um consumidor que acorda e lê seu feed em redes sociais como Twitter, escuta música no Spotify durante o banho, assiste Crackle durante o percurso do ônibus para a universidade, vai almoçar e posta uma foto de almoço, baixa um aplicativo durante a tarde, vai buscar seu carro para pegar sua namorada e usa o Waze. Todos esses momentos são o horário nobre desse consumidor.

A experiência de interação com o consumidor não é apenas a propaganda como vem sendo realizada. As marcas estão cada vez mais interessadas em conhecer de perto essa jornada, onde o consumidor interage, busca informação e se diverte. Para esse novo momento, as marcas devem despertar interesse e desejo, estimular ideias; manter-se na memória; trazer informações corretas, inspirar confiança; e principalmente reconhecer a lealdade. É importante se alinhar ao comportamento e aos interesses do consumidor, por meio de diversos canais, mas com coerência entre si. Não se trata de repetir a mesma mensagem várias vezes mas fazer com que a história de sua marca seja relevante para as pessoas no momento em que faz sentido para o consumidor. Os apps estão ajudando a tornar esse horário nobre especial para o contato das marcas com o consumidor.

No evento, foram apresentados os aplicativos representados comercialmente pela IMS no Brasil Waze, Crackle, iAd, Foursquare e Swarm. "Para isso é importante entender o momento do usuário em cada plataforma para conseguir ser relevante. É a era da segmentação e da relevância", afirma Max Petrucci. "Cada aplicativo tem um perfil, quando você consegue combinar essas características, alcança um consumidor que vai aderir àquela marca”, completa.

Gaston Taratuta, fundador e CEO da IMS, presente ao evento falou que nestes tempos de crise é preciso inovar e deu um recado aos marqueteiros: "Se vocês não inovarem e entenderem as plataformas novas de comunicação vão perder o trabalho. Hoje as coisas mudam mais rápido que há 20 anos" comentou ele. "Existem dois tipos de executivos : um, que é movido pelo medo de errar e outro com medo de perder uma oportunidade. Qual deles vocês querem ser?" finalizou ele.

Segundo Alexandre de Freitas, diretor -geral da IMS no Brasil as pessoas podem sair de casa sem a carteira, mas não sem o celular. Dentro dessa nova realidade as marcas que realizarem estratégias de comunicação integrais baseadas na nova Jornada do Consumidor poderão garantir o sucesso de suas campanhas e o cumprimento de seus objetivos, comentou ele apresentando os resultados da última campanha realizada para o Black Friday com o Waze. O Waze conseguiu fazer mais de 7000 pessoas saírem de suas rotas para pontos de venda anunciados, gastando em média R$1.500.

A IMS Internet Media Services (IMS) é o maior hub de mídias digitais do Vale do Silício para a América Latina, que comercializa um portfólio de produtos publicitários únicos. A IMS ajuda as marcas a conquistarem novos níveis de engajamento e crescimento na região, através de seu ecossistema exclusivo de parcerias, criatividade e produção de conteúdo, bem como na gestão dos investimentos em mídia e soluções de negócios.

Marcas líderes como a iAd, Twitter, Waze, LinkedIn, Foursquare, Swarm, Crackle e Spotify firmaram parcerias exclusivas com a IMS para fortalecer sua presença na América Latina. A IMS ajuda estas marcas a operarem no mercado a partir do suporte operacional, cultural, legal e comercial na hora de enfrentar desafios que são únicos em cada país. Através de sua visão dos mercados, experiência regional e o profundo conhecimento das necessidades locais, a IMS introduziu estas marcas na região e continua a ajudá-las a crescer. A IMS mantém um estreito relacionamento com centenas de marcas e agências na América Latina.

Com sede em Miami, a empresa tem subsidiárias no Brasil, no México, na Argentina, na Colômbia, no Chile, no Peru, no Panamá, no Equador, Guatemala, Costa Rica e no Uruguai. [www.imscorporate.com].

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