Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2015 - 08:30

Odontogeriatria: um mercado promissor

A população idosa tende a crescer cada vez mais nos próximos anos e o profissional de saúde bucal precisa se preparar para atender a essa faixa etária.

Dados estatísticos vêm comprovando a tendência ao crescimento da população idosa no mundo. No Brasil, o Censo de 2010 aponta que a população idosa cresce vertiginosamente. Mas não é por acaso que esse evento está acontecendo. Melhores condições de vida, de higiene e de saúde propiciam esta realidade. “Esse novo cenário exigiu uma movimentação específica de todas as profissões para conseguir atender adequadamente a nova demanda”, diz o implantodentista, Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia, Marcelo Lips, do Rio de Janeiro, afirmando que na Odontologia, a Odontogeriatria é uma disciplina nova, que vigora desde 2002 e por isso, estudos e troca de informação sobre as experiências vividas são de fundamental importância no desenvolvimento da especialidade.

“O profissional deve ter em mente que a Odontogeriatria é uma disciplina multidisciplinar. Isso exige que as matérias básicas sejam revistas e muito bem compreendidas. Não se deve se preocupar apenas com aquelas que contemplam a parte técnica. Contatos com outras profissões, como Medicina, Terapias Ocupacionais, Enfermagem devem ser estimulados” explica Marcelo Lips.

Com a expectativa de um aumento de idade dos pacientes, o que anteriormente se limitava a tratamentos de reposição de elementos perdidos com próteses, passou também a ter um caráter mais multidisciplinar. "Apesar da idade, muitos pacientes ainda possuem dentes e querem cuidá-los. Nesse sentido, todas as formas de tratamento e especialidades são procuradas", enfatiza Marcelo, lembrando que não é incomum ver um paciente com mais de 70 anos utilizando um aparelho ortodôntico ou lançar mão de implantes para recolocar os elementos perdidos. Clareamento também tem uma procura grande, principalmente em época de fim de ano, em razão das festas de formatura, casamentos de familiares e, principalmente, por causa do verão.

De encontro a essa situação, os cursos de especialização em Odontogeriatria passam na atualidade a estimular o profissional não só a entender e melhorar o atendimento ao idoso como introduz a necessidade de se envolver e treinar o contato multiprofissional que inclui, principalmente, cuidados bucais. [www.marcelolips.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira