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16/06/2015 - 09:15

Grandes redes de farmácias têm lucro líquido de somente 0,39%


Sérgio Mena Barreto, presidente- executivo da Abrafarma: “Cenário econômico exigiu uma revisão das margens de lucro”

Demonstrativo de resultados da Abrafarma de 2014 aponta queda no resultado.

O demonstrativo de resultados divulgado no dia 15 de junho(segunda-feira), pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), relativo a 2014, indica que as 28 maiores redes varejistas do País registraram no ano um lucro líquido de R$ 126 milhões, descontada a provisão do Imposto de Renda. O valor corresponde a uma margem de 0,39% sobre as vendas brutas e um Ebitda de 3,12%, índices inferiores ao de 2013 – respectivamente, 1,81% e 5,03%. O levantamento foi realizado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).

“Em função do cenário econômico, 2014 foi um ano de revisão das margens de lucro, em que as empresas acabaram absorvendo parte dos prejuízos”, pondera o presidente- executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. As vendas brutas, por sua vez, superaram a marca de R$ 28,72 bilhões do ano anterior e ultrapassaram R$ 31,93 bilhões. “Apesar de alguns indicadores negativos, o demonstrativo confirma a importância das grandes redes, tanto que elas já representam 44,5% do volume total de comercialização de medicamentos no País”, acrescenta.

Ainda de acordo com o estudo, os impostos e contribuições incidentes atingiram a casa do R$ 1 bilhão, contra R$ 887,8 milhões de 2013 —aumento de 12,6%. “Mas esta é somente a carga tributária direta. Vale lembrar que os impostos incidentes sobre os medicamentos (inclusive ICMS), são recolhidos diretamente pelo fabricante, já que atuamos no regime de substituição tributária”, observa.

A elevada carga tributária foi um dos fatores primordiais para a alta de 10,4% no custo da mercadoria vendida, que passou de R$ 20,1 bi para R$ 22,2 bilhões. O resultado operacional foi R$ 441,4 milhões. “Mesmo com custos operacionais e o peso dos impostos, ampliamos as despesas com pessoal de R$ 3,7 bilhões para 4,4 bilhões, 14% do total das vendas, reforçando nosso compromisso com a qualificação de mão de obra”, argumenta Barreto.

. Fonte: Abrafarma e FIA-USP.

Perfil—Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 28 maiores redes de farmácias do País, que contam com 5.600 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 44,5% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 812 milhões de atendimentos em 2014, com vendas totais de R$ 32,9 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. | www.abrafarma.com.br.

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