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16/06/2015 - 09:24

ABF: Azuki promove experiência diferenciada na culinária japonesa

Restaurante da família de Levir Culpi prevê expansão modesta para manter tradição da casa.

A culinária japonesa nunca mais foi a mesma em Curitiba, capital do Paraná, desde que foi implantado em 2009 o restaurante Azuki. Agora, a casa que é sucesso de público na cidade e chega a registrar até duas horas de espera, poderá ser encontrada também em outros municípios do país. Isso porque a marca acaba de se tornar uma franquia e vai participar pela primeira vez da ABF Expo Franchising, que acontece de 24 a 27 de julho, em São Paulo.

Sob o comando de Marília e Mayra Culpi, esposa e filha de Levir Culpi —um dos técnicos de futebol mais respeitados e competentes do país, tendo sido apontado pelo Coach World Ranking como um dos 30 melhores do planeta - o Azuki é resultado da vivência da família no Japão enquanto o técnico dirigia o Cerezo Osaka, em 1997. “Nossa estadia no país foi muito rica e a culinária local nos fascinou. Quisemos trazer para o Brasil o mesmo padrão de qualidade vigente lá”, lembra Marília, que é chef de cozinha.

O desafio foi grande. O primeiro deles foi apresentar uma nova experiência na refeição por meio de um modelo diferenciado, o Kaiten Sushi, que consiste numa esteira rolante onde o próprio cliente se serve. “Fomos precursores desse sistema. Na esteira, passam pequenas porções de pratos típicos orientais. As pessoas observam, escolhem e se servem daquilo que realmente gostam, à vontade”, reforça. Além do Kaiten Sushi, a casa oferece cerca de 80 pratos no sistema à la carte, que conta algumas exclusividades, como o Pilaf de Polvo ou Camarão, um tipo de arroz com crustáceos, legumes e temperos especiais. Na sobremesa, o destaque é o sorvete artesanal de gergelim.

A meta agora é levar todo esse sabor a várias regiões do país. A primeira unidade franqueada, também em Curitiba, tem previsão de inauguração para o fim de 2015. Como o pacote de gestão inclui uma metodologia muito detalhada - onde há necessidade de nutricionista presente, palestras semanais aos funcionários, treinamento permanente em limpeza, higiene, manipulação de alimentos e controle de estoque - a previsão de expansão é bem modesta: apenas uma unidade por ano. “Nossos critérios de seleção são bem rígidos porque queremos manter a tradição da casa, a qualidade do serviço e do produto”, destaca Marília. Ainda assim, a marca, que tem investimento total entre R$ 900 e R$ 1 milhão, recebe cerca de dez solicitações de potenciais franqueados por dia.

Na ABF Expo Franchising, a expectativa é apresentar a proposta do Azuki para possíveis interessados, deixando claro o objetivo de encontrar pessoas que estejam de acordo com os princípios da marca, buscando não saturar as cidades com muitas operações, mas sim oferecer ao público um restaurante que promova uma experiência única e encantadora. "A ideia é simplesmente ampliar a possibilidade de mais pessoas consumindo e saboreando nosso produto e conhecendo mais a cozinha oriental, tão rica e respeitada no mundo por priorizar a sazonalidade dos alimentos, valorizar a qualidade dos ingredientes e enfeitiçar os olhos com sua apresentação”, conclui Marília.

ABF Expo Franchising, de 24 a 27 de julho, das 13h às 21h - Sábado das 11h30 às 18h30, na Expo Center Norte - Pavilhão azul e branco. Estande: M176 [www.abfexpo.com.br].

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