Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2015 - 09:38

Theatro Municipal retoma projeto de ópera


Programa retoma no dia 17 de junho (quarta-feira), a Ópera do Meio-Dia.

Maior músico italiano do século XIX, Giuseppe Verdi (1813-1901) é bastante querido pelos cantores líricos, por escrever para voz de maneira magistral, pela abrangência e importância de sua obra e ainda, especialmente, pela beleza de seus coros, que ocupam um papel vital na narrativa de suas óperas. Várias de suas composições operísticas, a exemplo das famosas Rigoletto, Il Trovatore, La Traviata, Aida e Un Ballo in Maschera, foram remontadas ou encenadas após a unificação da Itália, em 1861, em diversas províncias daquele país com o slogan "Viva VERDI" — na verdade um acróstico de “Viva Vittorio Emanuele Re D'Italia” (Vitor Emanuel, Rei da Itália), se referindo a Vítor Emanuel II da Itália, rei da Sardenha, naquela época. É com este tema que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura – retoma no próximo dia 17 de junho a Ópera do Meio-Dia, série apresentada por solistas do Coro do TM com a curadoria do Maestro Isaac Karabtchevsky, Presidente da Fundação Teatro Municipal, a ser apresentada na terceira semana de cada mês, às quartas-feiras, sempre ao meio-dia, no Teatro B, no Prédio Anexo, com ingressos a R$ 10 e duração média de uma hora.

Este projeto tem a finalidade de divulgar a ópera e oferecer arte a quem trabalha no Centro durante a pausa para descanso. Além disso, é uma oportunidade aos integrantes do Coro de se apresentarem em solo ao público. No programa de estreia, a mezzo-soprano Daniela Mesquita, o tenor Ivan Jorgensen e o barítono Ciro D’Araújo cantarão trechos das óperas, Il Trovatore, Un Ballo de Maschera e Don Carlos, acompanhados ao piano por Priscila Bomfim, que também responde pela direção musical da apresentação. O barítono Francisco Neves assina a movimentação cênica. O Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal é Jésus Figueiredo.

Presidente da Fundação Teatro Municipal, o Maestro Isaac Karabtchevsky comenta: “Considero as séries Ópera do Meio-Dia e Cameristas oportunidades únicas de apresentar ao público que, em horário de almoço no Centro do Rio, se preocupa em ampliar seus horizontes musicais com um raro espetáculo de obras para pequenos conjuntos, um verdadeiro caleidoscópio das múltiplas manifestações da arte em todos os tempos”.

. [Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 17 de junho (quarta-feira), às 12h, no Teatro B – Prédio Anexo, acesso pelo Boulevard da Avenida Treze de Maio, Praça Floriano, s/nº – Centro do Rio de Janeiro. Preço único: R$ 10. Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.com ou por telefone (21) 4003-2330].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira