Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2015 - 07:14

NBS Rio+Rio: Uma aula de Badminton na Favela

No primeiro contato, os alunos do CIEP Antoine Magarinos, que fica no Morro do Borel, na cidade do Rio de Janeiro, não entenderam muito bem o que estava acontecendo. Chegaram até a pensar que seria mais um evento de futebol, por causa da grama sintética. Mas a rede esticada no meio da quadra, as raquetes e as petecas no chão eram um sinal de que eles iam conhecer algo diferente: o Badminton. E eles adoraram a novidade. Cerca de 200 meninos e meninas da escola participaram do evento, na manhã do dia 12 de junho(sexta-feira), que foi organizado pela NBS Rio+Rio e realizado em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Badminton.

— Quando perguntamos quem conhecia o Badminton, no início do evento, dois ou três apenas levantaram o braço. Depois que acabou eles estavam encantados com a novidade, com o esporte e com a oportunidade que tiveram de jogar e aprender um pouco. O objetivo de encantar as crianças foi alcançado —explica Camilo Coelho, da NBS Rio+Rio.

Antes de irem para a quadra, as crianças aprenderam um pouco sobre o Espírito Olímpico. A palestrante, Mariana Ferreira, trabalha na área cultural do COB, na área de Conhecimento e Valores Olímpicos. O interesse das crianças foi tanto que a sala ficou em silêncio durante toda a apresentação. Surpreendendo até as professoras das turmas. Quando a Mariana perguntou quem sabia qual seria o evento esportivo que aconteceria no Rio no ano que vem, apenas um menino levantou o braço e respondeu certo: os Jogos Olímpicos.

— É muito importante a cidade começar a respirar os Jogos, entrar no espírito olímpico. O Comitê Rio 2016 vem fazendo uma série de ações muito legais e para nós do Comitê Olímpico é importante essa presença nas escolas, trabalhando com as crianças. É muito bom poder trazer para eles um esporte novo, que não seja o futebol— explica Mariana.

As crianças foram divididas em quatros grupo e tiveram a oportunidade de aprender o básico do esporte. Professores de Educação Física que jogam Badminton orientaram os meninos e meninas sobre como pegar na raquete, como bater na peteca e outras técnicas importantes para um primeiro passo no esporte.

—Adorei. A parte que eu mais gostei foi quando as tias deixaram a gente pegar na raquete para algumas rebatidas. Agora vou prestar mais atenção no Badminton e pretendo acompanhar o esporte nas Olimpíadas —comemorava o jovem Pedro Henrique Jesus.

— O que eu mais gostei foi da forma que as professoras explicaram tudo e quando a peteca voava. Achei melhor que o Futebol —completou Victor da Silva Machado.

O Comitê Olímpico do Brasil vai oferecer agora um curso para os quatro professores de Educação Física que trabalham no CIEP. A ideia é preparar os profissionais para que eles possam utilizar o esporte nas aulas da escola. A Confederação de Badminton deixou uma rede, algumas raquetes e petecas na escola para que elas possam seguir com o trabalho.

—Assim que esse projeto chegou aqui na escola, a primeira coisa que as professoras perguntaram foi se não teria a possibilidade de elas aprenderem o esporte para depois aplicarem a técnica com as crianças. Vai ser muito bom a gente poder oferecer algo diferente para eles —explicou a diretora da unidade, Lenita Vilela.

O evento dessa sexta-feira foi apenas o primeiro dessa parceria, que vai levar o Badminton para mais algumas comunidades. Morro dos Prazeres, Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Pavão-Pavãozinho, Providência e Morro da Mineira estão na lista de comunidades que ainda devem receber o evento.

NBS Rio+Rio —A agência de publicidade NBS inaugurou, em novembro de 2012, um escritório no Santa Marta, primeira comunidade pacificada do Rio de Janeiro. A iniciativa pioneira é a sede da NBS Rio+Rio, negócio social desenvolvido pela agência, cujo objetivo é criar e implementar projetos transformadores de marcas e empresas nas comunidades pacificadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira