Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2015 - 07:19

Lideranças discutem agenda de ações para a retomada do setor naval

Proposta é buscar soluções para a recuperação das contratações de projetos e a criação de um modelo para blindar o setor contra ameaças.

Os principais representantes da indústria naval estarão reunidos no Fórum de Líderes, que será realizado pela Marintec South America - Navalshore, evento do setor de construção e manutenção naval da América do Sul, em parceria com o Sistema Firjan e Sinaval, para debater soluções estratégicas que contribuam com a retomada da atividade da cadeia produtiva. O encontro acontecerá paralelamente à Marintec, que ocorre de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro.

O objetivo do Fórum de Líderes do setor naval é trazer para a discussão os principais gargalos das questões tecnológicas, políticas e da sustentabilidade do setor em temas de relevância para o desenvolvimento da indústria no Brasil e na América do Sul, com reflexos internacionais.

Para compor o programa de conteúdo do Fórum, foi formado um comitê de conferências com as principais associações do segmento. Entre elas estão a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Sindicato Nacional da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Marinha, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e DNV-GL. Juntas, as entidades unem forças para buscar ideias e iniciativas que consolidem o setor e blindem novas ameaças.

O Fórum trará à tona questões fundamentais para o futuro da indústria naval como produtividade, fomento, legislação, sustentabilidade, transporte marítimo brasileiro, cabotagem, desenvolvimento setorial, inovação e tecnologia. O assessor de projetos especiais do Sistema FIRJAN, Alexandre Gurgel, acentua que nunca foi tão importante uma discussão como esta devido aos desafios que a indústria está enfrentando nas questões conjunturais, tanto pela crise institucional imposta ao País, como pelo desalinhamento da condução do setor a partir do final de 2014. “É exatamente neste momento crítico que o esforço das lideranças no debate de soluções precisa ser encaminhado para retomada das contratações locais e principalmente na utilização de um novo modelo que impeça que o setor venha a sofrer novos ataques”.

O Fórum será composto por três painéis, que abordarão temas como “A indústria de construção naval e offshore: Produtividade, Fomento, Legislação e Sustentabilidade”; “Transporte Marítimo Brasileiro: Marinha Mercante, Cabotagem e Desenvolvimento Setorial” e “Inovação e Futuro da Indústria Naval: Tecnologia e Melhores Práticas no Brasil e no Mundo”. Este ano, a Marintec reposicionou sua marca no mercado como único evento nacional a servir o segmento com discussões e debates sobre o cenário da indústria naval e offshore. Para isso, a organizadora do evento, UBM Brazil, aumentou a grade de conteúdo e investiu em infraestrutura, dispondo cinco das salas de Conferências para atender o público.

O gerente da feira, Renan Joel, explica que o Fórum é fundamental para fortalecer o mercado em busca de iniciativas que colaborem com a retomada naval em frentes consideradas estratégicas para toda a cadeia. “É muito importante o debate de ideiais e a busca de soluções em um momento como este. Nosso papel como uma empresa global, que fornece eventos de negócios, é justamente fomentar novas perspectivas que possam ser aplicadas a favor do mercado”, finaliza.

Perfil da Marintec South America [www.marintecsa.com.br], em 2015, a Marintec South America assume novo posicionamento estratégico no mercado, tornando-se o único evento do País a servir o setor com discussões e debates sobre o cenário da indústria naval e offshore, com o objetivo de gerar soluções para aumento da produtividade, da operacionalidade, da qualificação profissional, do emprego da tecnologia, dos investimentos e da demanda e oferta para toda a cadeia do setor. O evento acontece de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). São 11 mil m², mais de 380 marcas expositoras, 17 países e 7 pavilhões internacionais. Este ano a Marintec enriqueceu seus eventos de conteúdo, que acontecem paralelamente à feira. Serão realizadas a Conferência Fórum de Líderes, o Seminário de Renovação da Frota Pesqueira, além do Espaço Inovação e ações de capacitação profissional.

UBM Brazil [www.ubmbrazil.com.br], é uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios. Está presente em 30 países, trabalhando para criar oportunidades de negócios e visibilidade às empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira