Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2015 - 08:44

Rio 2016: Arup trabalha no projeto das Arenas Cariocas

Empresa prestou consultoria para implementação de estratégias sustentáveis.

Rio de Janeiro— A Arup, empresa global de engenharia de projetos, atuou no projeto básico e executivo das Arenas Cariocas, que estão em construção no Parque Olímpico das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. A companhia foi contratada pela Concessionária Rio Mais S/A e trabalhou em parceria com as empresas Arqhos, Cadari, Casagrande Consultoria & Engenharia, DW Engenharia e Lumens Engenharia.

As Arena Cariocas compreenderão três complexos esportivos, de aproximadamente 35.000 m2 de área construída em planta e com cerca de 39.000 m2 de área programada, e sua estrutura será formada por uma cobertura metálica sustentada por uma estrutura de concreto e fundações. A Arena 1 será dedicada ao basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas, contando com 16.000 assentos. Já a Arena 2 receberá as modalidades de judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica e terá 10 mil lugares. Por fim, a Arena 3, também com capacidade máxima para 10 mil pessoas, será palco da esgrima, do taekwondo e do judô paralímpico.

O escopo da Arup compreendeu o desenvolvimento do projeto básico preliminar, incluindo fundações, estrutura, cobertura, ar condicionado e ventilação, instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto, SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) e SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas); revisão técnica do projeto básico final e projeto executivo; gerenciamento e coordenação do projeto junto ao cliente e consultoria de sustentabilidade e certificação.

De acordo com Fernanda Freitas, gerente de projetos da Arup, a empresa atuou como consultora para implementação de estratégias sustentáveis nos diversos projetos visando, entre outras questões, economia de energia e água em operação, facilitação na gestão de resíduos, uso de materiais com reduzido impacto ambiental e melhoria nas condições de conforto ambiental. "Como parte de um plano maior, aplicado a todo o Parque Olímpico, além dos limites das arenas, a Arup participou também do processo de controle e gerenciamento de impactos ambientais durante a construção, incluindo controle de erosão, sedimentação e poluição, gestão de resíduos de construção, qualidade ambiental no ambiente de obra, entre outros", conclui Fernanda.

Perfil—A Arup é uma empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, reconhecida mundialmente por seus projetos inovadores e sustentáveis. A empresa tem grande atuação no Brasil e conta com uma capacitada equipe técnica no país. Em São Paulo, a Arup está atuando na revitalização do Porto de Santos e no projeto do Parque da Cidade; no Rio de Janeiro, a Arup vem trabalhando em projetos relacionados à Olimpíada de 2016, como a expansão do metrô da cidade, a Vila Olímpica e as arenas dos jogos. Fundada em 1946, a empresa tem grandes projetos realizados em mais de 160 países, como a Sydney Opera House (Austrália) e o centro aquático Cubo D´água (China). A Arup tem 11.000 funcionários, em seus 91 escritórios espalhados por 39 países, sendo dois no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira