Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2008 - 10:09

Lancet publica Endorse, maior estudo internacional para avaliar globalmente o risco de TEV e a prática da profilaxia

O Lancet publicou o Endorse, o maior estudo multinacional que mostra que a maioria dos pacientes hospitalizados pesquisados tem risco de tromboembolia venosa (TEV) e muitos não recebem a profilaxia recomendada contra a TEV. As descobertas globais do Endorse realçam a necessidade de implementar urgentemente estratégias hospitalares para otimizar a administração da TEV: avaliar sistematicamente o risco de TEV dos pacientes e fornecer a profilaxia apropriada para evitar a doença.

Worcester, Massachussets - O estudo multinacional Endorse (Epidemiologic International Day for the Evaluation of Patients at Risk for Venous Thromboembolism in the Acute Hospital Care Setting - Dia Internacional Epidemiológico para a Avaliação de Pacientes com Risco de Tromboembolia Venosa no Ambiente de Cuidado Hospitalar Agudo) publicado no Lancet(1) demonstra a alta prevalência de pacientes com risco de TEV (conforme as diretrizes do ACCP) em todo o mundo: 52% dos pacientes hospitalizados pesquisados apresentaram risco de TEV, correspondendo a 64% dos pacientes cirúrgicos e 42% dos pacientes médicos.

O Endorse também demonstra que a profilaxia recomendada só é prescrita a 50% dos pacientes com risco em todo o mundo, correspondendo a 59% dos pacientes cirúrgicos e 40% dos pacientes médicos.

Com mais de 60 mil pacientes estudados em mais de 32 países em seis continentes, o alcance do Endorse não tem precedentes. Com uma ampla variedade racial, social, econômica e de ambiente de cuidados de saúde, o Endorse proporciona uma imagem única global e local da extensão da população de pacientes hospitalizados com risco de TEV e de como estes pacientes são administrados.

O Dr. Fred Anderson, diretor do Center for Outcomes Research (Centro de Pesquisa de Resultados) da University of Massachusetts Medical School (Faculdade de Medicina da Universidade de Massachussetts), que realizou o estudo, comentou que "o Endorse mostra que uma proporção substancial dos pacientes hospitalizados tem risco de TEV em cada um dos 32 países participantes.

Apesar destes dados objetivos que dão conta da importância do risco de TEV em uma escala global, o uso da profilaxia recomendada está abaixo do adequado. Este problema é complexo e exige mais de uma solução, inclusive programas educativos locais e nacionais, desenvolvimento de diretrizes, maiores investimentos em profilaxia e a inclusão da prevenção de TEV na agenda de saúde de todos os países".

A tromboembolia venosa é um grande problema de saúde pública e uma doença facilmente evitável entre pacientes hospitalizados em razão de enfermidades médicas ou cirúrgicas agudas. A trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar são manifestações comuns de TVE e podem contribuir significativamente para a morbidade e para a mortalidade.

O Dr. Ander Cohen, co-presidente do Comitê de Direção do Endorse, comentou o estudo. "As descobertas do Endorse são importantes do ponto de vista da saúde nacional porque permitem uma estimativa do bem-estar do paciente e dos benefícios econômicos da aplicação completa de uma profilaxia contra a TEV baseada em indícios entre pacientes médicos e cirúrgicos hospitalizados. Se quisermos melhorar os resultados de pacientes hospitalares, precisamos urgentemente implementar estratégias em hospitais para identificar todos os pacientes cirúrgicos e médicos com risco de TEV e aprimorar o uso da profilaxia apropriada para evitar esta doença".

Apesar das diretrizes internacionais e locais para administração de TEV, os resultados do E Endorse exemplificam claramente que há uma lacuna entre os indícios e a prática das diretrizes no ambiente hospitalar em todo o mundo. A falta de consciência e a incerteza sobre a prevalência de pacientes com risco de TEV estão entre as principais razões responsáveis por esta lacuna.(2),(3)

O Dr. Victor Tapson, co-presidente do Comitê de Direção do Endorse, também fez um comentário. "O Endorse mostra claramente que a TEV é um problema crítico de saúde em pacientes hospitalizados, visto que a maioria deles corre risco de TEV", afirmou. "O uso cada vez maior da profilaxia no ambiente cirúrgico, no qual os benefícios da profilaxia vêm sendo aceitos há muitos anos, em comparação com o ambiente médico, no qual estudos e diretrizes são mais recentes, mostra que temos de elevar a consciência dos médicos sobre os benefícios da profilaxia especificamente para pacientes em tratamento médico".

Perfil da tromboembolia venosa (TEV) - Tromboembolia venosa é um termo geral usado para descrever a formação de um coágulo sangüíneo (trombo) que bloqueia uma veia. Isto pode ocorrer em qualquer parte do sistema venoso, mas as manifestações mais comuns são a trombose venosa profunda (TVP), geralmente na perna, e a embolia pulmonar (EP).

A TEV é uma complicação comum entre pacientes hospitalizados para uma grande cirurgia ou com uma enfermidade médica grave.

Perfil da Endorse - Até esta data, o Endorse é o maior estudo internacional realizado em hospitais escolhidos aleatoriamente em todo o mundo para avaliar globalmente o risco de TEV e a prática da profilaxia. Pacientes foram cadastrados em 358 hospitais aleatoriamente selecionados em 32 países da Europa, América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, Ásia, Austrália e África Setentrional.

Os principais objetivos do Endorse foram a identificação de pacientes com risco de TEV entre pacientes hospitalizados em hospitais representativos em todo o mundo e a descoberta da proporção de pacientes hospitalizados com risco que recebem profilaxia eficaz contra a TEV usando a definição de pacientes com risco de TEV e as recomendações de profilaxia fornecidas pelas diretrizes consensuais baseadas em indícios do American College of Chest Physicians (ACCP).(2)

Os objetivos secundários do Endorse foram a descoberta da proporção global de pacientes médicos e cirúrgicos com risco de TEV, a descoberta da proporção total de pacientes que recebem profilaxia médica apropriada em populações médicas em relação às cirúrgicas e uma análise por país e por região.

O estudo abrangeu duas categorias de pacientes hospitalizados: pacientes com idade não inferior a 40 anos em alas médicas e pacientes com idade não inferior a 18 anos em alas cirúrgicas. Todas as alas hospitalares com pacientes médicos ou cirúrgicos agudos foram qualificadas para a pesquisa.

COR (Center for Outcomes Research) - O Center for Outcomes Research (COR) serve como o centro de coordenação científica de uma série cada vez maior de cadastros nacionais e internacionais de resultados. As responsabilidades do COR abrangem manter a confidencialidade dos pacientes e dos médicos, projetar instrumentos de coleta de dados, administrar dados e desenvolver publicações.

Fundado em 1994, o COR é uma expansão do Worcester Deep Vein Thrombosis Study, um programa de cinco anos com suporte dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (National Institutes of Health - NIH), o qual demonstrou que médicos têm maior probabilidade de melhorar as práticas de administração de pacientes se receberem dados válidos sobre as suas próprias práticas e resultados, juntamente com benchmarks regionais e nacionais.

Perfil da University of Massachusetts Medical School - A University of Massachusetts Medical School, um dos centros acadêmicos de saúde que mais crescem nos Estados Unidos, construiu uma reputação de instituição de pesquisa de classe internacional, produzindo regularmente progressos notáveis na pesquisa clínica e básica. A Medical School atrai mais de US$ 174 milhões em financiamento de pesquisa anualmente, 80% dos quais vêm de fontes de financiamento federais. | www.umassmed.edu | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira