Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2015 - 09:13

Prefeitura inaugura primeira galeria municipal de arte urbana


A Prefeitura do Rio inaugurou, na noite do dai 16 de junho(terça-feira), o Espaço GaleRio, a primeira galeria municipal de arte urbana, em Botafogo. Uma exposição de pinturas, esculturas e instalações marcou a abertura do novo ponto de encontro cultural, com obras de 17 representantes da arte de rua.

O casarão de 136 anos tem 350 metros quadrados e quatro andares, com salas exclusivas para grafiteiros, artistas de rua e empreendedores sociais traçarem as estratégias de expansão da arte desenvolvida nas ruas da cidade. Uma das ideias é oferecer cursos e oficinas para estimular o aprendizado e a troca de experiências.

— O peso simbólico deste espaço é muito grande, pois serve de ponto de apoio para os artistas, divulgando e valorizando a importância sociocultural da arte de rua, já que está aberto ao público e a todos os artistas de rua do Rio — explicou a coordenadora executiva do EixoRio, Cristine Nicolay.

A exposição reúne peças distintas entre si, que percorrem o imaginário do cotidiano carioca, como sucatas transformadas em mobiliário urbano — o orelhão virou poltrona, a banheira antiga um sofá —e placas de sinalização que ganharam vida, com toque de grafite e novos contornos. A diversidade é tão grande que os quadros poderiam estar enfeitando muros da cidade, como a imagem do Cristo Redentor feito de lascas de madeira.

— Minha preocupação é fazer alguma coisa que tenha utilidade, interagindo diretamente com as pessoas. Não adianta ser apenas bonitinho, acho que é preciso ter uma função maior que simplesmente decorativa — disse o artista Davi Rezende, 29 anos, há três anos transformando sucata em arte.

A mostra apresenta obras de Acme, Airá OCrespo, Carlos Bobi, Dante Urban, Davi Baltar, Davi Rezende, Denne, Dwin, Ema, Gil Faria, Kaja Man, Marcelo Lamarca, Mario Bands, Meton, Pirata Grafiteiro, Rafo Castro e Rafael Se7. Para a inauguração, o Instituto EixoRio convidou grafiteiros que trabalharam em outras ações, como a pintura dos muros que margeiam as entradas do Túnel Velho (Alaor Prata), que liga Copacabana a Botafogo, na Zona Sul.

— Essa iniciativa da prefeitura é show de bola. Mostra que existe comprometimento com o trabalho dos artistas. Quem trabalha diretamente na rua sabe que pode ter um suporte do poder público, dando mais tranquilidade para trabalhar — analisou Vitor de Souza Santos, 33, o Pirata Grafiteiro, que montou uma instalação com pipas grafitadas, pregadores e um video explicativo.

A criatividade dos artistas e o simbolismo das obras pode ser vista no GaleRio de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, na Rua São Clemente 117, em Botafogo, Rio de Janeiro(RJ).

O Instituto EixoRio foi criado pelo prefeito Eduardo Paes para ser um órgão de articulação e desenvolvimento de ações de cultura urbana. Uma das frentes de maior destaque é o GaleRio, plataforma oficial de arte urbana da cidade.

A primeira conquista foi a criação do "Decreto do Grafite" que delimita os espaços onde o grafite é permitido ou não. Mais de uma centena grafiteiros, ícones da arte urbana carioca, ocuparam com grafitti e stencyl quase 10 mil m² de norte a sul da cidade.

O GaleRio não só apoia os artistas urbanos como trabalha para que a sociedade entenda que a arte urbana faz parte da cultura do Rio, trazendo revitalização e resignificando espaços antes sem personalidade ou deteriorados.

O GaleRio teve início na Zona Norte, com a ocupação de 6 mil m² de muros da Linha 2 do metrô, incluindo as estações Triagem, Del Castilho, Inhaúma, Coelho Neto, Colégio e Vicente de Carvalho.

Na Zona Sul, estampou personagens da praia na base dos postos 7 ao 13 na orla, do Arpoador a São Conrado. Numa outra ação, os versos do maestro Tom Jobim na letra da música "Copacabana" foram retratados por 25 artistas que revitalizaram os 1,5 mil m² de muros dos emboques do Túnel Velho, que liga o bairro rebatizado pelo poeta como a "princesinha do mar" a Botafogo. O GaleRio também esteve presente em eventos como ICOM 2013, na Cidade das Artes; ArteRua 2013 e 2014; Painel Welcome Santa Marta 2014, Teste de Velas Olimpíadas 2014 e Mercado diPreta Lapa 2014. | Ricardo Albuquerque .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira