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19/06/2015 - 09:28

A importância das centrais de compras para a área financeira das PMES

O setor financeiro é o coração de todas as empresas e exige atenção. Quando se tratam de pequenas e médias empresas o cuidado tem que ser redobrado. Para alcançar o sucesso, além de ter uma boa gestão, é preciso ter uma boa equipe administrativa com conhecimento suficiente para poder identificar quando a saúde financeira dos negócios não vai bem.

Alguns sinais podem ser determinantes. Conta bancária negativa, falta de pontualidade, disciplina e sistematização com os clientes são alguns dos problemas que uma PME tem que evitar. Caso isso aconteça é preciso tomar algumas providências o mais rápido possível, como por exemplo, criar processos para controlar produtos e estoques e métodos sistemáticos com as contas gerais para que os gestores possam ter um panorama real da situação financeira da empresa. Além disso, realizar análises periódicas, ter um acompanhamento detalhado e um bom planejamento farão diferença nos resultados e evolução de um negócio.

Para as grandes empresas, este plano é ainda mais importante, mesmo com menor faturamento. Ter um controle financeiro pressupõe ter conhecimento de todas as informações que envolvem entrada e saída de dinheiro, e acompanhá-las por um sistema informatizado é a forma mais segura. O domínio absoluto é obtido quando o gestor usa essas informações para entender o que está acontecendo com a empresa. O que nem sempre acontece quando se olha somente para o saldo de caixa, sem saber o porquê daquele valor.

Atualmente, as chamadas centrais de compras facilitam o trabalho do gestor responsável pelas áreas administrativa e financeira de uma empresa e podem centralizar todas as informações e acompanhar o fluxo de caixa. Por meio dos recursos financeiros de uma central de negócios, os gestores podem verificar como está o saldo das contas cadastradas, despesas do mês, contas a pagar, contas a receber, transferências bancárias, lançamentos futuros, além de ter acesso a gráficos que demonstram as despesas e receitas dos últimos três meses.

As PMEs ainda podem contar com outras facilidades, como maior poder de negociação com seus fornecedores com o objetivo de diminuir os custos das empresas e ter produtos com melhor preço e qualidade, melhorando sua saúde financeira. Outras vantagens para os microempresários são a otimização do tempo e resultado rápido para garantir maior precisão e redução da margem de erro, com consequente aumento do lucro. Com essas informações centralizadas, é possível ter uma área financeira em dia, organizada e controlada e garantir o sucesso de toda e qualquer PME.

. Por: Jonatan da Costa, Analista de Sistemas, pós-graduado em gestão e desenvolvimento de softwares. Fundador da Área Central, Jonatan trabalha no desenvolvimento do sistema desde 2005, tendo obtido o prêmio Jovem Empreendedor de Destaque em 2014 por conta da inovação que a empresa trouxe ao mercado brasileiro.

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