Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2008 - 10:16

ARCO 2008 – Brasil

Ministério da Cultura e a Fundação Athos Bulcão realizam a maior manifestação de arte contemporânea brasileira já vista, com mais de 150 artistas em Madri, de 13 a 18 de fevereiro de 2008.

A ARCO 2008, uma das mais importantes feira de arte contemporânea da atualidade, terá nesta edição o Brasil como país homenageado. Para marcar este fato, o Ministério da Cultura do Brasil está destinando R$ 2,6 milhões, para, em parceria com a Fundação Athos Bulcão, realizar uma série de eventos – exposições, performances, mesas-redondas, mostra de filmes e lançamento de publicações. As mostras reunirão trabalhos de mais de 150 artistas contemporâneos brasileiros, resultando na maior manifestação já registrada da produção contemporânea brasileira.

A Fundação Athos Bulcão é a entidade encarregada pela organização da participação do Brasil como país convidado na ARCO 2008. Criada em 1992 para documentar, preservar e difundir as obras do modernista Athos Bulcão, a instituição é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, que desenvolve atividades relacionadas às artes e à formação cultural de adolescentes e jovens.

A coordenação de produção é de Luiza Mello, da Automática.

A participação oficial brasileira engloba diversas mostras e intervenções. A maior exposição tem curadoria de Paulo Sergio Duarte e Moacir dos Anjos, e ocupará uma área de 1 mil metros quadrados no Pavilhão 14, reunindo 108 artistas brasileiros, representados por 32 galerias – que estão tendo custo zero nesta operação – , em organização espacial projetada pela arquiteta Marta Bogéa.

O método de escolha dos dois curadores inverteu a lógica comercial de uma feira como a ARCO, que reúne galerias do mundo todo. Eles escolheram inicialmente os artistas. Após uma extensa lista, foram retirando os que já estariam em outras mostras em Madri, e privilegiando os que viviam e trabalhavam no Brasil. Chegaram, então, a 108 nomes. Só então foram ver que galerias os representavam. Os que não tinham representação foram absorvidos por algumas galerias.

“Este método permitiu que a representação brasileira tivesse uma abrangência muito maior, refletindo a diversidade do país, não apenas do ponto de vista geográfico, como de geração, com artistas novos e maduros, e, finalmente, de meios de expressão, com pintura, desenho, escultura, fotografia, vídeo, instalação e performance”, afirma Moacir dos Anjos.

Durante o evento haverá o Pavilhão Brasil (Pavilhão 14), formada de 32 galerias com dezenas de artistas de vários estados brasileiros, dentro do programa Performing ARCO, serão realizadas performances dos artistas Marco Paulo Rolla, Cabelo, Franklin Cassaro (+Daniele Dal Col). Haverá ainda mesas-redondas, mostas paralelas, “Panorama da Arte Brasileira 2007 – Contraditório”, na Sala de Exposições Alcalá 31, localizada no imponente edifício histórico que sedia o Conselho de Cultura e Turismo da cidade, sob a curadoria é de Moacir dos Anjos, e a mostra esteve em outubro passado no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Ainda conta com intervenções, mostra de vídeos, música, ciclo do cinema brasileiro, entre outras produções culturais brasileiras levadas ao conhecimento do público estrangeiro.

Revista Brasil Arte Contemporânea - País homenageado na 27ª edição da ARCO, o Brasil leva para Madri o melhor da sua produção contemporânea. Entre a programação paralela montada pelo Ministério da Cultura do Brasil em parceria com a Fundação Athos Bulcão para a ocasião está a edição da Revista Brasil Arte Contemporânea. Produzida pelo MinC para a ocasião, circulação exclusiva no espaço da feira, a publicação pretende contribuir com o processo de internacionalização da produção, circulação e consumo da arte contemporânea brasileira, fortalecendo e construindo laços culturais e econômicos entre galeristas, colecionadores, críticos, curadores e artistas nacionais, espanhóis e de outros países.

www.cultura.gov.br/brasil_arte_contemporanea, o fórum de discussão programado para o dia 17 de fevereiro e uma série de ações editorais planejadas para os próximos meses.

Revista Brasil Arte Contemporânea, com lançamento dia 13 na ARCO – distribuição exclusiva no Pavilhão 14 (Brasil).10 mil exemplares, com 64 páginas, no formato 21×28cm | Site: www.cultura.gov.br/brasil_arte_contemporanea

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira