Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2015 - 07:25

Complexo de Camaçari eleva Brasil a exportador de produtos essenciais à indústria química


Investimento de mais de € 500 milhões é o maior aporte da história da BASF em mais de 100 anos na América do Sul.

A presidenta Dilma Rousseff saudou a inauguração do complexo acrílico da Basf em Camaçari (BA), no dia 19 de junho (sexta-feira), o maior na área petroquímica do hemisfério Sul. Destacou que a produção de ácido acrílico e de polímeros superabsorventes, inédita no Brasil e na América do Sul, preenche uma lacuna na cadeia petroquímica brasileira, o que permitirá agregar um importante valor e competitividade a este segmento industrial.

Com esse investimento, novas plantas industriais virão para Camaçari, para se beneficiar dos insumos que serão produzidos neste complexo, disse. E o Brasil passará da condição de importador para exportador de matérias-primas essenciais para a indústria química, com impactos importantes sobre a balança comercial e sobre a economia brasileiras.

“Tudo isso pode ser traduzido no resultado que mais nos interessa: mais emprego e renda para os baianos e mais desenvolvimento para o Brasil. Por isso é muito gratificante estar aqui, inaugurando uma das maiores e mais modernas plantas de produção acrílica do mundo”.

A presidenta lembrou a importância da indústria petroquímica para o emprego e a renda no País, citando, como exemplo, o próprio Polo de Camaçari, criado há 37 anos.

“Em 29 de junho, Camaçari, passou a figurar no mapa do Brasil como sede do primeiro complexo petroquímico planejado do País, gerando uma grande quantidade empresas a este local. Portanto, de 37 anos para cá, dezenas de empresas de diferentes setores, de áreas mais diversas se instalaram nesse polo e aqui criaram oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento para a Bahia e para o Brasil. Industrializando uma região do País que temos a obrigação e o empenho de industrializar”, enfatizou.

Escolas para aprimorar desenvolvimento regional —Dilma apontou que a Bahia é um dos maiores estados do Brasil, em uma das grandes regiões do Pais, que é o Nordeste. E que a instalação da fábrica justamente nesta região, significa um estímulo ao desenvolvimento regional. “Isso [a fábrica] significa mais desenvolvimento e mais qualidade no desenvolvimento do País. Aquilo que desenvolve não pode ser centralizado, tem de ser descentralizado.”

E é por isso, disse a presidenta, que o governo federal instalou várias escolas técnicas na Bahia. “Porque desenvolvimento de qualidade é feito também com a qualidade do emprego, com a qualidade do trabalho que se emprega nessas empresas”. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira