Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2015 - 08:14

Como fazer um aplicativo para um smartphone em 45 minutos?


Em 2014, a venda de aplicativos representou 25% dos negócios de mobilidade, conforme o relatório da VisionMobile, enquanto 75% do negócio foi gerado pela venda de dispositivos. O número tende a subir até 33% em 2016 e para 2017 espera-se que 270 bilhões de downloads de apps no mundo sejam realizados, segundo a consultoria Gartner. O mercado deverá movimentar 85 bilhões de dólares no mundo e em torno de um milhão de empregos deverão ser gerados.

O uso de smartphones, tablets e dispositivos wearables promete continuar se expandindo. A importância não está no aparelho em si, mas nas coisas que somos capazes de fazer através da tecnologia. E aqui, o software, e mais concretamente os app móveis, são os grandes protagonistas.

Porém, é possível criar um aplicativo móvel offline para iOS em 45 minutos? Diferente de o que a maioria acredita não são necessários estudos avançados em engenharia, pois existem muitas ferramentas de desenvolvimento de aplicativos tão simples que qualquer um pode aprender a usá-las em um curto prazo. Reconheço que o título do texto é um pouco tendencioso, mas o que afirma é verdade. É possível criar um app e instalá-lo em um smartphone em 45 minutos, desde a ideia até sua execução. Minha experiência se baseia em uma necessidade pessoal e o aplicativo é muito simples, e útil para demonstrar como uma tecnologia que simplifica um processo te permite resolver desenvolvimentos rapidamente.

Problema: preciso de um app simples: eu precisava de anotações para uma apresentação que faria sem PPTs. Para não me esquecer de nada, poderia ter baixado qualquer app, mas em vez disso, me ocorreu fazê-lo eu mesmo. Trabalhando com GeneXus, entendi a simplicidade de seu uso, o que me animou a usar a ferramenta.

O aplicativo é muito simples e apresenta dois formatos de texto: Apresentações e Notas. O primeiro tem um título, e o segundo têm um título e uma descrição. A tela “modo apresentação”, permite escolher a palestra que farei. As notas são exibidas em um Paged Grid com o título em tamanho grande e a descrição no rodapé. Para passar de uma nota à outra, deslizamos o dedo.

Outro ponto que o caracteriza é que se trata de um app 100% offline.

Como criá-lo em 45 minutos? Com GeneXus, é possível fazer isto em quatro passos.

1) Definir o design. Pode ser encarado de duas formas: modelo de dados ou user Experience (UX). Neste caso, era mais importante o modelo de dados que a UX, porque o uso era pessoal, portanto, não precisava que fosse intuitivo nem tão bonito. Para a grande maioria dos aplicativos, é melhor começar com a UX e a partir daí fazer a modelagem de dados.

2) Definir estrutura de desenvolvimento. Definir as transações em GeneXus e as telas necessárias. Neste app foram duas telas e duas transações.

3) Testing. Testar o aplicativo antes de publicá-lo é imprescindível; e testar com várias pessoas, sempre que for para outros usuários.

4) Publicar na loja on-line! Para a realização é preciso considerar, por exemplo, que GeneXus permite desenvolver o aplicativo SD e o “back end” usando o mesmo modelo de dados e a mesma linguagem de programação, facilmente portável entre as plataformas iOS, Android e Windows Phone.

Casos como este demonstram que não é preciso ser um especialista e nem é preciso meses de planejamento e desenvolvimento, basta ter conhecimentos prévios para desenvolver um aplicativo móvel. Com uma boa ideia ou uma necessidade e a decisão de executá-la, podemos resolver o problema em menos de uma hora. Isso permite com que olhemos o desenvolvimento mobile de outro modo.

. Por: Marcos Crispino, engenheiro de computação e desenvolvedor de software da GeneXus International - empresa que desenvolve GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira