Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2015 - 08:24

Uso de Vinhaça Concentrada na adubação é tema do VII Simpósio de Cana do GAPE/ESALQ

O setor sucroenergético passa por diversas transformações. O momento econômico pede que o mercado se reinvente e que as novas tecnologias sejam incorporadas na busca pelo aumento da produtividade. O uso da vinhaça concentrada é uma das práticas que vem sendo adotadas e será um dos destaques no VII Simpósio de Cana do GAPE/ESALQ.

Utilizar a vinhaça concentrada é uma das oportunidades de racionalizar o uso de fertilizantes em cana de açúcar, tanto economizando o potássio via reciclagem, quanto aumentando a eficiência das demais fontes (nitrogênio, fósforo e micro nutrientes, quando colocados junto à vinhaça concentrada).

“Hoje as empresas que não contam com concentração de vinhaça na adubação, geralmente pecam pelo excesso ou pela falta em potássio, usam muito em distancias próximas e deixam de utilizar a quantidade adequada nas demais áreas. Isso tem impactos negativos em relação à maturação da cana e sua produtividade”, explica Luiz Antônio Paiva, engenheiro agrônomo e palestrante que abordará o tema.

O uso da vinhaça concentrada é uma ferramenta valiosa na otimização da adubação potássica em cana de açúcar, permite ganhos de produtividade e maturação. Existem equipamentos que fazem a concentração de vinhaça sem gastos adicionais de vapor, é um sistema que contribui para que seja feita a concentração sem detrimento da cogeração de energia elétrica: “Muita gente acredita ainda que concentrar vai reduzir a coogeração e isso não é mais verdadeiro ”, finaliza Paiva.

As inscrições para o VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, que acontece de 15 a 17 de Julho de 2015, em Piracicaba (SP), já estão abertas no site: www.simposiodecana.com; e-mail: [email protected]; ou pelo telefone (19) 3417-6604, com Maria Eugênia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira