Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2015 - 06:00

Logística terceirizada é tendência no Brasil

Panalpina é pioneira nesse tipo de serviço no país, onde atua junto à uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo.

Inovação é um dos diferenciais da Panalpina, uma das maiores provedoras de logística terceirizada (3PL) do mundo. Prova disso é a operação pioneira que está sendo realizada para uma das maiores empresas de telecomunicações no Brasil.

Em Sorocaba, interior de São Paulo, a Panalpina gerencia a montagem de unidades semiprontas para estações base. Ela assume toda a responsabilidade pelo processo, do planejamento ao controle de qualidade, com exceção da montagem final.

Em 32 mil metros quadrados de instalações, que substituem cinco armazéns utilizados anteriormente pelo cliente, um para cada parte de sua cadeira de suprimentos, a Panalpina lida com montagem, armazenamento e entrega de equipamentos de telecomunicações.

Trata-se de uma tendência na logística, ou seja, em vez de simplesmente transportar bens, os parceiros assumem mais propriedade e responsabilidade pela cadeia de suprimentos de seus clientes gerando, assim, valor agregado.

Montagem final e testes — O SKD sozinho é formado por cinco linhas de montagem diferentes. Na linha de montagem final e testes, a equipe da Panalpina monta placas e gabinetes de estação base e faz atualizações e testes de software. Os produtos finais são, então, embalados, rotulados e enviados ao armazém mais próximo para entrega.

As cinco partes da cadeia de suprimentos do cliente são terminais (celulares, tablets e modems), peças avulsas para terminais, montagem de peças semiprontas (SKD), bens acabados e peças avulsas para bens acabados.

A parceria entre as duas empresas é um sucesso. O cliente assumiu um risco ao mudar seu modelo de cadeia de suprimentos, dando a responsabilidade de manufatura a uma 3PL. Isso só foi possível porque a Panalpina oferece mais do que simples mão de obra. A Panalpina cuida de todo o planejamento que acompanha a fabricação de alta qualidade e alguns processos do ciclo de pedidos podem ser executados paralelamente, não em sequência, como antes, o que reduziu bastante o prazo de cumprimento de pedidos.

Tecnologia —A tecnologia é outro componente essencial para garantir que a cadeia do cliente funcione uniformemente. Com caminhões entrando e saindo todo dia, gerenciar o fluxo interno e externo de bens é crucial. A Panalpina utiliza a RedPrairie, uma ferramenta avançada de TI para gestão de armazéns. Na linha de montagem, a Panalpina está totalmente integrada ao sistema interno do cliente.

Este sistema de última geração dá à Panalpina visibilidade completa do inventário para manter níveis ideais enquanto reduz custos onde possível. Ele permite que a empresa monitore seu desempenho e dá ao cliente transparência para garantir que expectativas sejam atendidas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira